Notícias

Banca de DEFESA: WANESSA RODRIGUES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANESSA RODRIGUES MARTINS
DATA: 09/05/2019
HORA: 09:30
LOCAL: PPGCI
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO ARQUIVÍSTICA: o papel do CIA e do CONARQ para o desenvolvimento de políticas de descrição


PALAVRAS-CHAVES:

Representação Arquivística. Descrição Arquivística.  Políticas Arquivísticas. Normas de Descrição. Conselho Internacional de Arquivos.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A representação da informação, na Arquivologia, é compreendida como um processo de organização constituído de várias fases, dentre estas: avaliação, classificação e descrição.  Centra-se na representação focando na atividade de descrição arquivística, pois reconhece que esta, sendo uma atividade de pesquisa e que busca, nas minúcias do conteúdo e contexto documental, representar as informações contidas em arquivos mediante instrumentos de pesquisa, precisa ser apropriada pela realidade dos arquivos nos âmbitos públicos e privados desses. Desse modo, o propósito dessa pesquisa verificar a possibilidade de ação conjunta entre o CIA(Conselho Internacional de Arquivos) e o CONARQ(Conselho Nacional de Arquivos) com vistas à proposição de diretrizes e políticas de descrição. Possui como objetivos específicos analisar teórica e conceitualmente o conceito de descrição na Arquivologia; apresentar o CIA e o CONARQ, bem como suas respectivas publicações concernentes à descrição arquivística e identificar elementos teórico-conceituais e práticos capazes de subsidiar a criação de políticas de descrição em arquivos. Pesquisa qualitativa, de caráter documental e orientação descritiva, iniciada mediante exploração da literatura concernente aos temas por meio de livros e bases de dados, pelos descritores: “representação arquivística”, “descrição arquivística”, “normas de descrição”, “políticas arquivísticas” e os sites do CONARQ e CIA. Os resultados revelam uma gama de produtos e instruções normativas capazes de fornecer suporte e subsídios para a elaboração de políticas em descrição de arquivos. Demonstram ainda um meio facilitador para a organização e representação em arquivos, não representando um fim em si.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131022 - THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 01/05/2019 13:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1