Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA LUCIANE MACEDO MARTINS

DISCENTE: KATIA LUCIANE MACEDO MARTINS
DATA: 25/09/2018
LOCAL: Belém

A Representação da informação em Ciências Matemáticas: uma análise no catálogo SIBI/UFPA

Representação da informação. Linguagem documentária. Cabeçalho de assunto. Ciências Matemáticas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação

Investiga a Representação da Informação em Ciências matemáticas, por meio do catálogo do Sistema Integrado de Bibliotecas-SIBI, da Universidade Federal do Pará, com recursos do sistema Pergamum. Os registros da terminologia aplicada no momento da indexação ocorrem com a validação de assuntos, uniformizados entre as unidades de bibliotecas da Universidade. Compara a utilização dos descritores com a certificação do Cabeçalho de assuntos da Library of Congress- LCSH ferramenta utilizada para a indexação e a padronização dos assuntos adotados neste sistema. Apresenta definição por teóricos em Ciência da informação sobre a Representação da informação, conceitos de terminologia e Linguagens documentárias. Indica a importância de uso de outros instrumentos terminológicos especializados que auxiliem na representação da informação em Ciências Matemáticas.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - MARIANGELA SPOTTI LOPES FUJITA
Notícia cadastrada em: 06/08/2018 15:06