Banca de DEFESA: NAYANE ARNAUD DA VERA CRUZ

DISCENTE: NAYANE ARNAUD DA VERA CRUZ
DATA: 30/04/2024
LOCAL: GP - 09

A LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA E OS ELEMENTOS DIPLOMÁTICOS DO DOCUMENTO DE ARQUIVO COMO MÉTODO PARA A MODELAGEM DE INDEXAÇÃO DE METADADOS.

Linguística Documentária. Diplomática. Indexação. Representação da Informação. Modelagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia

A Linguística Documentária e a Diplomática têm como objeto de estudo o documento, sendo que a primeira desenvolve suas análises e aplicações do ponto de vista da Estrutura da Documentação e a segunda por meio dos Elementos Formais do Documento conforme a organicidade. Percebe-se, assim, a peculiaridade entre os dois métodos de investigação e uma possível inter-relação entre ambas, como método de tratamento da informação. Desta forma, esta pesquisa se constitui a partir de estudos em torno da Linguística Documentária por meio da Estrutura da Documentação e dos Elementos Diplomáticos do Documento de arquivo. Neste sentido, a pesquisa apresenta como problema que visa responder como a Linguística Documentária e os Elementos Diplomáticos do Documento por meio de seus métodos e procedimentos podem ser utilizados para sistematizar a modelagem de indexação de metadados? E como Objetivo Geral: Analisar como a Linguística Documentária e os Elementos Diplomáticos do Documento podem ser compreendidos como procedimentos metodológicos que auxiliem a modelagem de indexação de metadados, tendo como base a modelagem de sistemas de informação. Os objetivos específicos consistem em: a) Compreender a estrutura do documento apresentada pela linguística documentária referente à sua produção/elaboração; b) Identificar qual ou quais, elementos formais do documento pode ser utilizado como requisito à indexação; c) analisar qual a interface entre a linguística documentária e os elementos diplomáticos do documento; d) Prospectar a modelagem de indexação de metadados de documentos. O método utilizado na pesquisa compreende um estudo descritivo com aplicação de um estudo de caso, cujos procedimentos para a coleta de dados consistiu inicialmente em um levantamento bibliográfico por meio da utilização de termos-chave: “Linguística Documentária”, “Linguagem Documentária”, “Diplomática”, “Indexação”, “Representação da Informação”, “Análise de Requisitos” e “Modelagem de Sistemas” em bases de dados de revistas e periódicos científicos; por conseguinte foram realizadas entrevistas com servidores lotados na secretaria escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Deodoro de Mendonça, tendo como aporte um roteiro guiado, a elaboração de relatório de observação realizado no portal oficial da Secretaria de Estado de Educação do Pará, tendo como aporte um formulário sistemático, além do uso da análise comparativa dos dados coletados durante a entrevista e por meio do relatório de observação no portal. Com isto, esta pesquisa se justifica por discutir a utilização da Linguística Documentária como um método de contribuição para a padronização da representação da informação a partir da produção e elaboração do documento de arquivo e da Diplomática por meio dos elementos formais do documento fazendo-se uso destes para prospectar a modelagem de um instrumento de indexação que norteie os profissionais da informação sobre quais pontos de acesso são necessários a sua representação. Assim, como resultado, foi possível prospectar a modelagem de indexação de metadados de documentos com a diagramação dos elementos formais internos dos documentos necessários à indexação de forma padronizada a partir da inter-relação existente entre a estrutura da documentação apresentada pela Linguística Documentária e os elementos internos do documento apresentados pelo Modelo Ideal de Análise Diplomática. Conclui-se que na prospectiva de indexação apresentada, os pontos de acesso que devem ser indexados do documento são apresentados de forma diagramada e não apenas as etapas que o usuário precisa seguir para identificar o que deve ou não representar do documento.

Presidente - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Interno - 325.635.858-64 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO - UNESP
Externo à Instituição - BRUNO HENRIQUE MACHADO
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 11:05