Banca de DEFESA: SIMONE DE FATIMA RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE: SIMONE DE FATIMA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 11/03/2024
LOCAL: on line

A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO IFPA: POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES DE BLIBLIOTECAS

Competência em Informação. Bibliotecas. Educação. Projeto Político-pedagógicos (PPC).

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia

Sobre o cenário de intenso fluxo informacional e desenvolvimento tecnológico, a competência em informação torna-se crucial no ambiente educacional, para o acesso, a recuperação e uso da informação de forma eficiente, eficaz e ética, sendo também de responsabilidade da escola a promoção e desenvolvimento desta Competência. Dessa forma, numa tentativa de identificar estas habilidades e como elas estão dispostas nas legislações educacionais nacional, apresenta-se a seguinte questão de pesquisa. Como demonstrar a Competência em Informação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente (TMA-I) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)? Como Objetivo Geral Reconhecer a competência em informação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente Integrado do IFPA (CTMA-I/ IFPA). Calcados nos seguintes Objetivos específicos: conectar a teoria da Competência em Informação com o papel das bibliotecas na educação; estruturar um checklist com elementos da competência em informação para o ensino médio; identificar nos objetivos dos PPC de CTMA as habilidades necessárias que os alunos precisam desenvolver e relaciona-las a competência em informação; apresentar as interfaces da CoInfo aos objetivos dos PPC do TMA; verificar nas estratégias pedagógicas destes documentos, habilidades com foco na busca, seleção, organização, avaliação e uso da informação. Metodologicamente a pesquisa se apresenta com um caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa de natureza básica. Tem como objeto de estudo os PPC dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente do integrado do IFPA, objetivando investigar a competência em informação nestes PPC, bem como suas implicações em contextos de bibliotecas, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica e a Documental. Sobre o estudo bibliográfico, este possibilitou entender a relação histórica entre a Competência em Informação no contexto das bibliotecas, e no contexto educacional, bem como foi possível gerar um Checkilist da CoInfo para checagem dos PPC. No estudo documental foram realizados, a identificação das habilidades da CoInfo com base no checklist nos objetivos descritos nos PPC, posterior gerou-se um campo de habilidades entorno dos Padrões de Competência em Informação para o Curso TMA-IFPA, ainda nos PPCs realizou-se a verificação nas estratégias pedagógicas com foco na busca, seleção, organização, avaliação e uso da informação. Sobre a interface resultante da CoInfo proposto na formação destes profissionais, foi possível detectar que o campo maior foi gerado em torno do padrão “Usar” a informação, em seguido, observou-se o padrão “participar efetivamente de grupos para buscar e gerar informações” na sequência o padrão “avaliar”. Nas “estratégias pedagógicas” realizou-se a frequência de palavras relacionadas: a busca, seleção, organização, avaliação e uso da informação, constatando que o “Uso” e a “Avaliação”, são habilidades que se sobressaíram, determinando um alinhamento entre o perfil profissional e as atividades propostas aos alunos.

Presidente - 2129295 - ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DJULI MACHADO DE LUCCA
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 13:41