Banca de QUALIFICAÇÃO: LINIKER FEIO PASSINHO

DISCENTE: LINIKER FEIO PASSINHO
DATA: 28/11/2023

A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: mediação da informação ambiental na Biblioteca Prof.ª Hosana Pires

Biblioteca Escolar. Mediação da Informação. Educação Ambiental. Preservação do meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação

Estudo da mediação da informação ambiental em biblioteca escolar, diante da relevância, urgência e pertinência de pesquisas voltadas às questões relacionados ao meio ambiente. Para isso, tem-se como objetivo geral explicar o papel da biblioteca escolar como agente de preservação do meio ambiente e na mediação da informação ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos, busca-se: a) mostrar a mediação da informação ambiental no âmbito escolar, para a conscientização ambiental na formação dos estudantes; b) Descrever práticas ambientais que podem ser aplicadas em bibliotecas escolares; c) Propor diretrizes para aprimorar o papel da biblioteca escolar em prol da preservação do meio ambiente, em especial para a biblioteca "Prof.ª Hosana Pires". No que concerne ao método utilizado, o projeto configura-se como indutivo quanto a sua abordagem com natureza básica quanto a sua finalidade. Em relação aos seus propósitos, define-se como uma pesquisa exploratória, apresenta, também, características de pesquisa descritiva. Acerca da abordagem do problema, define-se como pesquisa quali-quantitativa. É um estudo de caso, que usa a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico para levantamento teórico e referencial, a coleta de dados em fontes distintas e a triangulação de dados como forma de coleta e análise para identificar a mediação da informação ambiental na biblioteca. Busca-se com os resultados fortalecer o papel da biblioteca escolar na mediação da informação ambiental e na preservação do meio ambiente, permitindo que os estudantes desenvolvam uma consciência ambiental desde cedo.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - ADRIANA ROSECLER ALCARÁ
Notícia cadastrada em: 24/11/2023 12:59