Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYSY ARAGAO MONTEIRO

DATA: 30/11/2023
LOCAL: Online

COMPETÊNCIAS INFODIGITAIS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Competência em informação; Competências digitais; Biblioteca Universitária; Biblioteca Central; Universidade Federal do Pará.

Information literacy; Digital skills; University Library; Central Library; Federal University of Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

As competências informacionais e digitais são complementares, já que sendo o digital o veículo de mediação privilegiado da nossa era, é extremamente limitado pensar em inclusão informacional sem acesso e uso aos computadores e a internet. A informação não existe em forma pura, e por isso fica sempre associada a algum tipo de material e/ou dispositivo, que por sua vez é definido pela tecnologia dominante no momento. Sendo que a informação tratada de forma eficaz e eficiente é o centro da sociedade global da informação, logo ter uma população letrada no infodigital contribui para o desenvolvimento socioeconômico e o exercício da cidadania, elementos básicos para a sustentabilidade e o cumprimento dos alvos da Agenda 2030. Neste contexto, este estudo aborda a situação da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), para verificar a existência de ações e/ou políticas referentes a letramento infodigital, como insumo para promover cidadãos competentes nesse quesito, e promotores do desenvolvimento sustentável regional por meio do uso eficiente e eficaz da informação, e das tecnologias digitais que hoje a sustentam. Para isso será feito um estudo de caso da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), utilizando entrevistas e questionários a usuários e administradores, pesquisa documental referente à formalização de tais práticas e programas em documentos institucionais, e a observação direta das ações referentes a competências infodigitais promovidas e da percepção dos usuários participantes no processo. O alvo é produzir a caracterização das ações e políticas da UFPA nesta área, como uma aproximação ao estado deste tipo de processos nas universidades públicas da Região Norte do Brasil, a menos desenvolvida de todo o país e aquela em maior necessidade de construir este tipo de competências nos seus profissionais e na população em geral. Esta pesquisa se justifica na importância central das competências infodigitais ao longo da vida, no exercício da cidadania e na eficácia e eficiência no aproveitamento da informação para a solução de problemas locais. Sem este tipo de competências, do ponto de vista da Informática Comunitária, é impossível a autonomia das populações locais na sociedade da informação globalizada, nem a capacidade de organização coletiva necessária para solucionar problemas complexos como o desenvolvimento sustentável e os cumprimentos da Agenda 2030 na Amazônia. Isso faz com que a problemática da gestão de informação articulada com a gestão de tecnologia, sejam de importância central para a Ciência da Informação, e a escassez de estudos na Amazônia nesta área, seja uma limitação grave para a ciência em geral.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo ao Programa - 3353229 - JACQUELIN TERESA CAMPEROS REYES
Externo à Instituição - ANGELA HALEN CLARO FRANCO
Externo à Instituição - PATRICIA ANDREA DO PRADO RIOS