Banca de QUALIFICAÇÃO: MELISSA SOBRAL PINHEIRO

DISCENTE: MELISSA SOBRAL PINHEIRO
DATA: 30/11/2023

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO REMOTO: análise das práticas, ferramentas e aprendizagem organizacional na REDETECA/UFRA

Gestão do conhecimento. Trabalho remoto. Aprendizagem organizacional. Biblioteca universitária.

Knowledge management. Remote work. Organizational learning. University library.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A pandemia da Covid-19 impôs às organizações a necessidade de se adaptar para manter o seu funcionamento, inclusive com a adesão ao trabalho remoto. As bibliotecas universitárias também foram afetadas, sendo imperativo a Gestão do Conhecimento para fomentar a aprendizagem organizacional neste ambiente complexo. A pesquisa apresenta como questionamento: Quais as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento foram utilizadas pelos bibliotecários e bibliotecárias da REDETECA/UFRA, e nesse caso, como elas contribuem para a aprendizagem organizacional. Para tanto, o objetivo geral busca analisar o uso de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento focadas na criação, compartilhamento e registro de conhecimento, sobre a aprendizagem organizacional da REDETECA/UFRA. Nos objetivos específicos tem-se [1] caracterizar o trabalho remoto na REDETECA/UFRA; [2] mapear as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento; [3] categorizar o uso das práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e os elementos da aprendizagem organizacional; [4] checar os resultados da aprendizagem organizacional, quanto intuição, interpretação, integração, institucionalização e aprendizagem em rede; [5] medir o grau de aderência das práticas e aprendizagem organizacional na REDETECA/UFRA. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos e técnicas será realizado um levantamento bibliográfico, um estudo de caso, cuja pesquisa de campo utilizará instrumentos de coleta de dados por meio de protocolos de entrevistas, questionário eletrônico e grupo focal, bem como consulta a relatórios e outros documentos. Os dados coletados nas entrevistas, questionários e grupo focal serão tratados com base no método de análise do conteúdo proposto por Laurence Bardin. No que se refere aos resultados esperados, acredita-se que serão elencadas e discutidas as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas pelos colaboradores da REDETECA/UFRA, sobretudo, aquelas que foram focadas na criação, compartilhamento e registro de conhecimento, que auxiliaram na aprendizagem organizacional em tempos de crise, como o período da Pandemia da Covid-19.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIRLENE PINTRO
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 15:02