Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIKA RODRIGUES AMORIM

DATA: 30/11/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGCI

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Representação da Informação. Povos indígenas. Decolonialidade.

Information Representation. Indian people. Decoloniality.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Métodos Quantitativos. Bibliometria

Introdução: A pluralidade de saberes precisa ser debatida no âmbito da organização da informação, adotando-se uma postura decolonial no campo da Organização do Conhecimento. O interesse surgiu por compreender a relevância de discutir a temática no campo da CI. Advém ainda, das raízes ancestrais da pesquisadora e contato profissional com os povos indígenas. Conceitos: Organização e representação da informação, povos indígenas e decolonialidade. Problema: Como ocorre a organização da informação sobre a temática indígena, à luz da Ciência da Informação? Justificativa: Socialmente, é relevante devido ao fato de os povos indígenas terem historicamente sido alijados de direitos humanos fundamentais, sendo importante pensar a organização e representação da informação sobre o tema, buscando romper o apagamento desses povos. O tema ainda não é amplamente discutido, como consequência, não é objeto frequente de pesquisa na área da CI, há uma lacuna de conhecimento em relação à temática, o que justifica a pesquisa cientificamente. Objetivo geral: Analisar como ocorre a organização e representação da informação sobre a temática indígena, à luz da Ciência da Informação. Objetivos específicos: a) Realizar um levantamento bibliográfico sobre a produção de conhecimento científico referente a representação da informação indígena na Ciência da Informação; b) Identificar a presença da perspectiva decolonial nos estudos coletados no levantamento bibliográfico; c) Identificar as formas de organização e representação da informação indígena em instituições especializadas nessa temática. Metodologia: pesquisa de natureza qualitativa, descritiva exploratória. Inicialmente será identificada a produção científica sobre a temática indígena na BRAPCI, BDTD, SCOPUS e WOS. Haverá análise de conteúdo categorial das publicações recuperadas. Posteriormente, haverá identificação das instituições que possuam em seu escopo a temática indígena e possuem sistemas de informação. A coleta de dados será feita por meio da análise de informações disponíveis nos websites, Nessa etapa será aplicado um questionário no formato do Google Forms nas instituições escolhidas para a realização da pesquisa, a saber: Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Hemeroteca Indígena do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Comissão Pró-índio do Acre (CPI/Acre) e Museu do Índio para que as pessoas bibliotecárias desses sistemas de informação possam responder as questões referentes a representação da informação.

Presidente - 2425672 - IANE MARIA DA SILVA BATISTA
Interno - 325.635.858-64 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO - UNESP
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo ao Programa - 2387625 - ANNA MARIA ALVES LINHARES