Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA SANTOS DA SILVA MOTA DE SOUZA

DISCENTE: CLÁUDIA SANTOS DA SILVA MOTA DE SOUZA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: Google meet

A gestão da informação como subsídio para o processo de planejamento estratégico institucional: uma análise da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Gestão da informação; Planejamento estratégico; Universidades públicas.

Information management; Strategic planning; Public universities.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O Planejamento estratégico (PE) é uma metodologia gerencial que tem na gestão da informação (GI) um dos principais elementos que pode determinar o seu sucesso ou fracasso. O interesse no desenvolvimento do estudo surgiu a partir da experiência e do contato desta pesquisadora com a área de planejamento, atuando no setor responsável pelo planejamento estratégico da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ao perceber a ausência de clareza nos processos institucionais, bem como a dificuldade na integração entre as unidades e no desmembramento do PE, especialmente, no nível tático. A pesquisa encontra-se baseada na Gestão da Informação e Planejamento Estratégico tendo como referência recentes pesquisas acerca dos temas, como as de Silva Jr et al. (2020) e Damian, Santos, Falcão e Costa (2021). Nesse contexto, a utilização da GI surge como uma alternativa para otimizar o processo de PE das instituições. A pesquisa propõe o seguinte questionamento: Como ocorre a dinâmica da Gestão da Informação no processo de construção do Planejamento Estratégico da UFRA? e apresenta como objetivo geral analisar o atual processo de Planejamento Estratégico da UFRA, para propor melhorias sob a ótica da gestão da informação e suas conexões interdisciplinares, e como objetivos específicos: Caracterizar, a partir da literatura, os elementos do planejamento estratégico e da gestão da informação; Mapear o atual processo de Planejamento Estratégico da UFRA; Identificar como a informação é coletada, tratada, estruturada, disseminada e utilizada como recurso estratégico pela UFRA, durante o processo de planejamento estratégico da universidade visando identificar se há o alinhamento entre o PE e seu desdobramento até o nível tático e Propor melhorias ao processo de Planejamento Estratégico a partir da Gestão da Informação. O método utilizado será o levantamento bibliográfico, documental e de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados será realizada a análise de conteúdo e categorial.

Presidente - 325.635.858-64 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO - UNESP
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RODRIGO PEREIRA