Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO SILVA JÚNIOR

DISCENTE: RAIMUNDO SILVA JÚNIOR
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Google Meet

GESTÃO DO CONHECIMENTO E LIÇÕES APRENDIDAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA ANÁLISE NA REDETECA/UFRA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Gestão do Conhecimento – Práticas e ferramentas. Biblioteca Universitária. Lições Aprendidas. Pandemia Covid-19

Knowledge Management – Practices and tools. University Library. Lessons Learned. Covid-19 Pandemic

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Introdução: A Gestão do Conhecimento (GC) é uma ferramenta eficaz e eficiente para qualquer organização pública ou privada. Adotar ferramentas e práticas de GC são necessárias na atuação tanto de gestores quanto de bibliotecários estando disponíveis ao seu favor. As Lições Aprendidas (LA) podem representar ganhos operacionais para estes ambientes informacionais. No contexto de crise durante a pandemia do Covid-19 é de fundamental importância para o aprendizado organizacional a sua aplicação de como aprender com os sucessos e fracassos. No entanto,  bibliotecários e gestores de Bibliotecas Universitárias (BU) precisaram adotar medidas eficazes de converter o conhecimento em valor agregado porém não é uma tarefa simples. Diversos estudos foram realizados ao tema GC apontados por Nonaka e Takeuchi (1997;2008) aplicados ao contexto organizacional corporativo. Castro (2005), Rostirolla (2006) e Bem (2015) sobre GC aplicada a BU. Lima e Avares (2018) enfatizam a relação que a GC estabelece com a Ciência da Informação (CI). A Questão de Pesquisa surge em quais LA pelos bibliotecários e gestores da REDETECA/UFRA durante a pandemia do Covid-19 como contribuem para o aprendizado organizacional? A Justificativa é que a GC e as LA são ferramentas importantes na BU permitindo a valorização do capital intelectual, otimizando processos, visto que sua relação com a CI é essencial para o uso da informação. O objetivo geral é estudar as LA pelos bibliotecários e gestores  REDETECA /UFRA durante a pandemia da Covid-19 quanto à contribuição para a Gestão do Conhecimento Organizacional. Como objetivos específicos desta pesquisa são mapear as LA referentes a execução das atividades laborais durante a pandemia da Covid-19; categorizar as práticas e ferramentas de GC; medir o grau de aderência das LA e suas contribuições para a GC organizacional. Quanto aos Procedimentos Metodológicos trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e o método empregado é o estudo de caso único com triangulação de métodos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, questionário e grupo focal. Quanto a técnica de para coleta de dados será utilizada como instrumento de pesquisa um protocolo de entrevista semiestruturada direcionada a Superintendente da REDETECA e o questionário eletrônico a  ser aplicado junto aos bibliotecários que atuam nos campi do interior do, Estado do Pará. Quanto aos resultados espera-se compreender às lições aprendidas no período pandêmico e como isso pode auxiliar nos processos da biblioteca e na aprendizagem organizacional.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIRLENE PINTRO
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 11:01