Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN PEREIRA CORREA

DISCENTE: JEAN PEREIRA CORREA
DATA: 24/11/2023
LOCAL: On line - G.Meet

BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E AS POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO PARÁ

Mediação da informação - biblioteca universitária.  Biblioteca universitária - conhecimento científico. Biblioteca universitária - Universidade públicas federais - Pará. Biblioteca universitária - informação de qualidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Este estudo se insere no campo da Ciência da Informação, na linha de pesquisa referente a Mediação e Uso da Informação, com intuito de abordar a biblioteca universitária e o seu papel na mediação do conhecimento científico produzido nas universidades. Nesse sentido, destaca-se que a mediação da informação científica nesse tipo de biblioteca pode ser realizada, por meio de eventos interativos e atividades dinâmicas que aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, promovendo a socialização do conhecimento e da informação científica, fortalecendo, assim a conexão com a sociedade. A pesquisa em questão tem como seu objetivo geral aprofundar a compreensão das ações das Bibliotecas Universitárias nas Universidades Federais do Estado do Pará no contexto da mediação da informação relacionada à produção científica das instituições acadêmicas às quais estão ligadas. Esse estudo surge da importância da divulgação da ciência para a sociedade, particularmente dos avanços provenientes das universidades públicas, reconhecidas como centros fundamentais de produção científica no país. Dentre os objetivos específicos, destacam-se os seguintes pontos de análise:  compilar iniciativasrealizadas pelas bibliotecas investigadas que viabilizem as ações de mediação da informação sobre a produção científica das respectivas universidades às quais estão vinculadas; destacar a função social das bibliotecas universitárias em prover informação de qualidade, por meio da mediação, de forma interativa para comunidade, de conteúdos seguros, comprovados cientificamente que vão alcançar pessoas e instituições que necessitam dessas informações; como resultado da pesquisa, pretende-se formular uma proposta de um modelo de serviço permanente para as BUs das Universidades Federais do Estado do Pará. Esse modelo deverá incluir um espaço dedicado à mediação de informações científicas, com o objetivo de contribuir para a divulgação do conhecimento científico em benefício da sociedade e, assim, colaborar com o desenvolvimento tanto local quanto regional no estado. Isso implica na criação de um ambiente que promova o acesso contínuo e eficaz à produção científica das universidades, ampliando o alcance dessas informações valiosas para a comunidade.

Presidente - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - THAIS BATISTA ZANINELLI
Notícia cadastrada em: 15/11/2023 14:59