Banca de QUALIFICAÇÃO: MURILO FONSECA BAIA

DISCENTE: MURILO FONSECA BAIA
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Google Meeting

MODELO DE ANÁLISE DOCUMENTAL EM REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PELA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: Um estudo nos quadrinhos de Mauricio de Souza

Análise do discurso; Análise do discurso literário; Textos narrativos de ficção; Histórias em quadrinhos; Análise documental; Indexação; Modelos de leitura de leitura documentária; Representação da informação; Recuperação da informação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

Esta dissertação tem como foco encontrar uma forma fidedigna de representar as singularidades do texto narrativo de ficção do gênero histórias em quadrinhos no contexto da organização do conhecimento. O cenário encontrado consiste no tratamento superficial dado aos quadrinhos no momento da análise documental, e isso implica em representações somente centradas na sua forma, mas sem explicitar o seu conteúdo (assunto). Souza e Toutain (2010) apontam dois problemas que corroboram para que essa representação não ocorra de forma completa, sendo eles: 1- A falta de linguagens documentárias (fundamental para auxiliar o profissional no momento da indexação); 2- a singularidade desse tipo de material que é composto por linguagem verbal (texto) e não verbal (imagens) acaba dificultando seu tratamento e organização por parte do profissional não familiarizado com as singularidades desse tipo de material. Desta forma, o objetivo principal da pesquisa é elaborar um modelo de leitura direcionado para a identificação do conteúdo (assunto) em HQs, e para isto fazendo uso da análise do discurso literário como perspectiva para a análise e leitura documentária. O uso da ADL por esta pesquisa justifica-se, pois, ela se mostrou uma metodologia viável para a análise documental no que se refere a identificação de termos de assuntos para a análise e representação temática da informação de obras de ficção do gênero conto, conforme observado nas pesquisas desenvolvidas por Lima (2021) e Caprioli (2022), sendo assim acredita-se que essa perspectiva também seja aplicável ao gênero das HQs. O objeto de estudo deste trabalho são os quadrinhos da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa, as obras de tal autor foram escolhidas devido a sua relevância social e histórica, sendo as HQs brasileiras de maior sucesso tanto em âmbito nacional quanto internacionalmente. A elaboração deste modelo de leitura tem como finalidade servir de auxílio para profissionais na retirada de termos para indexação de obras do gênero histórias em quadrinhos, principalmente nas bibliotecas que detenham esses materiais em seus acervos.

Presidente - 047.530.268-09 - JOÃO BATISTA ERNESTO DE MORAES - UNESP
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - GRACY KELLI MARTINS GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 15/11/2023 14:59