Banca de QUALIFICAÇÃO: LISONETE DA SILVA LIRA

LOCAL: Online

MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA USUÁRIOS SURDOS

NA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA, CAMPUS BELÉM

inclusão; acessibilidade informacional; usuário surdo; mediação para usuário surdo; biblioteca inclusiva.

Keywords: inclusion; information accessibility; deaf user; mediation for deaf users; inclusive library.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Introdução e contexto: Acessibilidade tem sido tema de debates acadêmicos em diferentes áreas, de uma forma específica a Ciência da Informação tem se dedicado a acessibilidades tanto físicas quanto informacionais. A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Belém, participa deste debate uma vez que conta com um número considerável de discentes e docentes surdos. O interesse nesta pesquisa surgiu: pela experiência desta pesquisadora com pessoas surdas, atendendo discentes e docentes surdos na biblioteca e como membra do Núcleo de Acessibilidade da UFRA. Conceitos: Fundamenta-se, principalmente, na mediação da informação e na literatura sobre surdos e bibliotecas. Problema de pesquisa: Como os serviços de mediação da informação oferecidos pela biblioteca da UFRA campus Belém, atendem as demandas dos usuários surdos segundo os parâmetros de acessibilidade informacional desta minoria linguística? Justificativa: No social, por contribuir com reflexões que possibilitam promover acesso à informação de maneira inclusiva, oportunizando aos surdos, educação de qualidade, colaborando com sua realização pessoal e profissional, proporcionando sua integração na sociedade. No âmbito científico e disciplinar pela escassez de estudos sobre a temática, identificada em pesquisas recentes. Objetivo geral: Analisar os serviços de mediação da informação oferecidos pela biblioteca da UFRA campus Belém relacionados ao atendimento das demandas dos usuários surdos segundo os parâmetros de acessibilidade informacional desta minoria linguística. Objetivos específicos: Identificar os recursos disponíveis na biblioteca, para mediar a informação de forma acessível aos surdos conforme sua diferença linguística; verificar junto aos alunos surdos da UFRA, se as formas de disponibilização dos serviços na biblioteca atendem os parâmetros comunicacionais deste público; discutir as perspectivas para a mediação da informação na biblioteca, de modo que contemple as necessidades linguísticas dos usuários surdos. Metodologia: Inicia com uma pesquisa bibliográfica, após, um estudo de caso numa abordagem da Ciência da Informação na qual a coleta será com os servidores e usuários da Biblioteca da UFRA campus Belém, por meio de entrevista e questionário, respectivamente. Os dados serão tratados por análise de conteúdo. Resultados esperados: com essa pesquisa pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento e potencialização da prática da mediação da informação para pessoas surdas nos espaços das bibliotecas universitárias.

Interno - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Externo ao Programa - 726.114.302-25 - ANA PAULA DE ANDRADE SARDINHA - UFRA
Externo à Instituição - GEOVANE SILVA BELO
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA