Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDA LOPES MAIA

DISCENTE: ELIDA LOPES MAIA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: IP11A

A BIBLIOTECA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ À LUZ DO TRATADO DE MARRAQUECHE

Acessibilidade. Deficiência visual. Biblioteca Central-UFPA. Tratado de Marraqueche.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Em 2013, os Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) elaboraram o Tratado de Marraqueche que visa facilitar o acesso a obras impressas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades, eliminando as barreiras da Lei do Direito Autoral sobre a transformação do livro impresso em tinta em um livro em formato acessível. Compreendendo as necessidades educacionais do PcDV no contexto da universidade, o objetivo geral da pesquisa é analisar os elementos de acessibilidade para os usuários com deficiência visual na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) a partir do Tratado de Marraqueche. Os objetivos específicos são: apresentar os principais conceitos sobre biblioteca universitária, acessibilidade, inclusão e deficiência visual; discutir os principais elementos relacionados à inclusão do PcDV do Tratado de Marraqueche; e identificar os recursos de acessibilidade para PcDV da Biblioteca Central da UFPA a partir das ferramentas do Tratado de Marraqueche. Como metodologia, será utilizado o estudo de caso para identificar os instrumentos do Tratado de Marracheque aplicados dentro da Biblioteca Central da UFPA, utilizando um questionário semiestruturado e um checklist. O referencial teórico aborda os seguintes conceitos: biblioteca universitária, inclusão e acessibilidade, deficiência visual, e acessibilidade ao PcDV. Como resultados esperados, compreende-se que os recursos do Tratado de Marraqueche poderiam contribuir no acesso à informação e geração de conhecimento aos usuários PcDV da Biblioteca Central da UFPA.

Presidente - 1226596 - MONICA TENAGLIA
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Interno - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - INES