Banca de DEFESA: ALINE FARIAS BANDEIRA COUTO

DISCENTE: ALINE FARIAS BANDEIRA COUTO
DATA: 25/08/2023
LOCAL: FABIB, Sala 2

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: um mapeamento das dissertações e teses depositadas no RIUFPA

Produção Científica, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Agenda 2030, Universidade Federal do Pará.

Scientific Production, Urban Solid Waste Management, Agenda 2030, Federal University of Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação

Estudo da produção científica no tema resíduos sólidos urbanos, apontando as contribuições da produção científica da Universidade Federal do Pará para a gestão dos resíduos sólidos e que favoreçam o alcance meta 11.6 estabelecida na Agenda 2030, que consiste em “reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais”. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a produção científica sobre Resíduos Sólidos Urbanos produzidas na UFPA, tendo os seguintes objetivos específicos: a) refletir o papel das universidades em relação ao Desenvolvimento Sustentável e o entendimento sobre Resíduos Sólidos; b) categorizar a produção científica (teses e dissertações) da UFPA em Resíduos Sólidos; c) analisar a contribuição das dissertações e teses da UFPA sobre Resíduos Sólidos Urbanos, considerando a meta 11.6 da Agenda 2030 da ONU. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, documental e descritiva, sendo aplicado o estudo bibliométrico, com análise em teses e dissertações disponíveis no Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), sem delimitação temporal, seguida da Análise de Conteúdo Categorial. Como resultado, identificou-se 30 teses e 90 dissertações em 20 Programas de Pós-Graduação da UFPA, com 59 professores orientadores que desenvolvem pesquisas sobre diversos tipos de resíduos sólidos, com maior ocorrência em resíduos industriais, em que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia. Em relação a temática de Resíduos Sólidos Urbanos, identificou-se 27 dissertações e 1 tese que foram desenvolvidas em 12 Programas de Pós-Graduação da UFPA, com 22 professores orientadores, em que novamente observou-se que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia, de modo que as pesquisas foram categorizadas em relação a ação abordada: coleta seletiva, planos de gestão, reutilização e reciclagem e  quanto ao público-alvo: governantes, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. Conclui-se que a Universidade Federal do Pará tem contribuído para atingir a meta 11.6 a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a gestão de resíduos sólidos, demonstrando o comprometimento acadêmico em buscar soluções viáveis para a problemática dos resíduos sólidos urbanos, visando atender demandas socioambientais para o desenvolvimento local.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2152986 - JOSE ALMIR RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 11:43