Banca de DEFESA: MARA PATRICIA CORREA GARCIA

DISCENTE: MARA PATRICIA CORREA GARCIA
DATA: 27/06/2023
LOCAL: Google Meet

DADOS ABERTOS DE PESQUISA: ESTUDO DE CASO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

dados de pesquisa; compartilhamento de dados; ciência aberta.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Discute o compartilhamento de dados abertos de pesquisa por docentes e pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que são: Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêuticas. O objetivo central da pesquisa consiste em investigar as percepções e práticas de compartilhamento de dados de pesquisas de programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP, sendo os objetivos específicos: a) Identificar as percepções dos docentes permanentes dos programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP sobre compartilhamento de dados de pesquisa;  b) Mapear as práticas de compartilhamento de dados de pesquisa;  c) Apresentar o panorama das percepções e práticas por área do conhecimento/programas. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso, com escopo investigativo sobre compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UNIFAP como locus da pesquisa, para operacionalizar a pesquisa utilizou-se o questionário electrônico e o protocolo de entrevistas com os docentes pesquisadores dos programas da área da saúde, sendo assim, participaram da pesquisa 12 pessoas. Adicionalmente, fez-se uma triangulação de dados, enquanto técnica de análise de dados, baseada em fontes distintas de evidência empírica, a fim de assegurar maior robustez aos resultados. Os resultados apontaram que os docentes tem ciência sobre compartilhamento de dados de pesquisa, embora saibam pouco sobre a Ciência Aberta. Com relação as práticas de compartilhamento de dados, a pesquisa aponta a maioria compartilha dados informalmente, isso pode estar relacionado ao fato da instituição não possuir uma Política de Gestão de Dados. No que se refere à prática, percebeu-se que os pesquisadores tem receio no compartilhamento de dados de pesquisa. Por fim, destaca-se a importância e necessidade da adoção dos instrumentos de normalização da instituição para respaldar o compartilhamento e a segurança dos dados sob várias perspectivas (a reprodutibilidade da pesquisa, a citação, a confiança, a credibilidade, o registro científico).

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CÉLIA REGINA SIMONETTI BARBALHO
Externo à Instituição - WASHINGTON LUÍS RIBEIRO DE CARVALHO SEGUNDO