Banca de DEFESA: EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA

DISCENTE: EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA
DATA: 14/06/2023
LOCAL: Online

REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO: ESTUDO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS  DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE-BRASIL

organização da informação; representação da informação; serviços e produtos informacionais; ficha catalográfica; Região Norte – Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação

A Organização da Informação que por si tem o objetivo de estreitar as relações entre os produtos informacionais e o acesso por parte dos usuários, quando vinculado a Representação da Informação foca no processo de descrição do material e do conteúdo, seguindo fiel aos dados do material e pensando estrategicamente o que é relevante na busca e recuperação pelo usuário. O processo da Representação da Informação pode ser visto na elaboração da Ficha Catalográfica, serviço ofertado por parte das Bibliotecas Universitárias que podem variar entre as unidades de informação e as Instituições de Ensino. Devido a essa diversidade que pode ser encontrada no produto da ficha catalográfica é gerada a seguinte questão: Como é o processo da Organização da Informação na Representação da Informação em fichas catalográficas nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, Brasil. Tendo como justificativa a necessidade de padronização da informação por apresentar uma diversidade, tanto por profissionais graduados e experientes quanto por usuários (leigos ao processo de catalogação) do formato automatizado. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da Organização e Representação da Informação em Fichas Catalográficas nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, visando a recuperação da informação às unidades de informação e aos usuários. E para tal, objetivos específicos foram estabelecidos com o propósito de conduzir a pesquisa no alcance dos resultados: a) Estudar a organização e funcionalidade do formato manual e automatizado de fichas catalográficas; b) Identificar o serviço de ficha catalográfica entre as Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, quanto a prestação, procedimento e formato do serviço disponibilizado; c)Analisar a elaboração e incidência da ficha catalográfica disponibilizada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte. O percurso metodológico está construído quanto ao objetivo como pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. No que diz respeito aos tipos de procedimentos foram adotados como métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e estudo de caso múltiplos, fazendo uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: levantamento (bibliográfico, documental e de dados), observação direta, questionário eletrônicoe entrevista e, além disso, para análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados esperados, almeja-se evidenciar a diversificação no serviço/produto da ficha catalográfica junto as Bibliotecas Universitárias; elencar os erros e/ou falhas mais comuns na elaboração da ficha catalográfica, seja no formato tradicional ou automatizado e; ressaltar a obrigatoriedade estipulada pela Resolução n. 184/2017 - Conselho Federal de Biblioteconomia.

Presidente - 047.530.268-09 - JOÃO BATISTA ERNESTO DE MORAES - UNESP
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - WALTER MOREIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 16:20