Banca de DEFESA: MANUELA SOUTELLO MENDES DA FONSECA SANTOS

DISCENTE: MANUELA SOUTELLO MENDES DA FONSECA SANTOS
DATA: 18/05/2023
LOCAL: Sala IP11 A

MUSEUS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: Um olhar da Ciência da Informação e da Museologia

1. Museu universitário.

2. Ensino, pesquisa e extensão.

3. Universidade Federal do Pará.

4. Ciência da Informação.

5. Museologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

No contexto brasileiro, os museus universitários surgiram com a criação das Universidades, majoritariamente nos anos 1950. Apesar de existirem museus exercendo atividades de ensino e pesquisa, a aglutinação das Instituições veio como uma resposta a sociedade moderna. Na Universidade Federal do Pará (UFPA) existem diversos espaços autointitulados de “museu”, ora com características próprias de museu, ora de coleção, ou até centro de ciências. Em vista da pluralidade de locais e tríade ensino, pesquisa e extensão, surgiu a questão: Qual a integração entre as ações de pesquisa, ensino e extensão dos museus, coleções e núcleos museológicos da UFPA e a política universitária desta Instituição? Deste modo, a presente pesquisa, de caráter descritivo, documental e bibliográfico, tem como objetivo mapear os museus, coleções e núcleos museológicos universitários, sob a ótica da Ciência da Informação e da Museologia, investigando as ações de ensino, pesquisa e extensão, a fim de estabelecer, ou não, a integração com as ações propostas pela Instituição. A partir do mapeamento exclusivamente online, encontramos 14 núcleos museológicos, distribuídos em seis Institutos, dois Núcleos e uma Unidade. Destes, coletamos informações no Portal da UFPA, nos sites dos Institutos e dos espaços, quando há, nos Regimentos, Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU) e relatórios de atividade. Além de artigos científicos, quando encontrado. Como resultado, elaboramos um resumo sobre cada espaço e, fundamentado neles, observamos que: 06 espaços estão abertos à visitação, exercendo a comunicação com o público interno e externo à Universidade; em 07, identificamos produções acadêmicas próprias ou sobre a seu respeito; 05 estão cadastrados na Plataforma Sucupira; dentre outros resultados. Concluímos que a maior parte dos espaços está em consonância com as políticas universitárias da UFPA, porém carece de reconhecimento pela Instituição e pelas próprias unidades que são subordinados. Salientamos que uma possibilidade de destacar os museus e coleções universitárias, e criar o diálogo entre si, é através de uma rede de museus, a exemplo de outras Universidades. Almejamos que as reflexões realizadas possam contribuir para o debate sobre a temática, a importância e o papel no contexto da Instituição. Sob a ótica da Ciência da Informação e da Museologia, ambicionamos demonstrar como estes espaços se organizam e interagem dentro da Universidade Federal do Pará.

Presidente - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo ao Programa - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo à Instituição - LUISA MARIA GOMES DE MATTOS ROCHA