Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENICE JANAU FERREIRA

DISCENTE: ELENICE JANAU FERREIRA
DATA: 18/04/2023

A INTELIGÊNCIA ARQUIVÍSTICA NO IFPA – CAMPUS TUCURUÍ: um olhar sob os usuários internos do SIPAC Protocolo.

Competência arquivística; Inteligência arquivística; Sistema Integrado de Gestão; Protocolo

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia

A informação é um insumo para os processos organizacionais, quando gerida pode facilitar a transparência administrativa, agilizar os processos administrativos, garantir a eficiência administrativa, nesse contexto ao longo das últimas décadas, ferramentas tecnológicas têm sido desenvolvidas e implantadas visando otimizar a produção e a gestão informacional, bem como fomentar o acesso à informação. Neste sentido, O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - Tucuruí adotou o Sistema Integrado de Gestão com conceito ERP, que gerencia numa mesma ferramenta as diversas atividades institucionais, porém o foco desta pesquisa é o módulo Protocolo do Sistema de Patrimônio Administração e Contrato, onde se desenvolve as atividades que vão desde a produção até a destinação final dos documentos. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a inteligência Arquivística pode potencializar as habilidades dos usuários internos do SIPAC Protocolo no IFPA Campus Tucuruí. Para isso em seus objetivos específicos se propõe: Sistematizar teoricamente os temas abarcados na pesquisa; Explorar as experiências de implantação de sistemas ERP e do SIG; Conhecer o funcionamento do SIPAC protocolo; identificar os usuários, suas necessidades, práticas, habilidades e suas possíveis dificuldades no uso do sistema; Apontar soluções no universo da Inteligência arquivística, que possa aperfeiçoar e/ou desenvolver práticas relacionadas ao processo de busca, acesso e uso da informação arquivística. Metodologia: o método escolhido foi o estudo de caso no IFPA Campus Tucuruí, contemplando uma pesquisa bibliográfica, seguida de Revisão Bibliográfica Sistemática, acompanhada de uma pesquisa documental. E por fim um estudo de usuários com a aplicação de entrevistas e questionários com os servidores do campus, a fim de identificar e/ou confirmar as dificuldades dos usuários em relação ao sistema. Resultados: Compreender o problema e propor melhorias relacionadas à Inteligência arquivística que possam melhorar a relação dos usuários internos do SIPAC Protocolo no IFPA - Tucuruí.

Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN VITORIANO
Notícia cadastrada em: 16/04/2023 17:22