Banca de DEFESA: AMANDA GARCIA GOMES

DISCENTE: AMANDA GARCIA GOMES
DATA: 28/02/2022

Privacidade e Ética Informacional: uma análise dos Termos de Uso dos Serviços de Redes Sociais Online

Ética Informacional. Privacidade. Serviço de Redes Sociais Online. Termos de Uso

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O objetivo deste estudo é analisar as características contidas nos Termos de Uso de Serviços de Redes Sociais Online, especificamente, os parágrafos que tratam sobre elementos de privacidade e relacioná-los com os elementos que definem as propriedades da Ética Informacional. A delimitação do tema de pesquisa está pautada no estudo dos serviços disponíveis na internet, especialmente, aqueles considerados Serviços de Redes Sociais Online. A discussão sobre a privacidade na Sociedade em Rede tem promovido debates sobre as implicações éticas no ciberespaço e tais problemáticas têm reflexos no fornecimento de dados pessoais quando o usuário aceita as condições para utilizar os serviços. Nesse sentido, o problema desta pesquisa se estrutura da seguinte maneira: a distância entre os conceitos sobre Ética Informacional nas informações contidas nos Termos de Uso podem criar um ambiente propício para potenciais ações prejudiciais à privacidade dos dados pessoais coletados nos Serviços de Redes Sociais Online. Os critérios de escolha da amostra do Serviço de Rede Social Online foram aqueles que apresentaram as seguintes características: ser gratuito (não cobrar taxa para utilização) e está classificado entre os vinte serviços de web sites mais acessados, os serviços selecionados foram: Twitter, Facebook e Instagram. A metodologia adotada é a análise exploratória, abordagem de natureza qualitativa por meio da leitura documental dos Termos de Usos. A pesquisa foi dividida em três etapas. A primeira é a pré-análise: consistiu na organização do material para compor o corpus da pesquisa. Foi realizada uma revisão de literatura sobre os principais conceitos da privacidade em redes sociais online, selecionou as principais noções sobre dados pessoais e buscou identificar ações sobre coleta, armazenamento e processamento. Por conseguinte, foram selecionados e identificados os conceitos que serviram de parâmetro para análise de conteúdo sistematizada que possuam elementos informativos que tenham relação direta com: aspectos da privacidade de dados pessoais (Coleta, Finalidade, Compartilhamento, Agente externo, Persistência/Processamento e Exclusão) e aspectos relacionados à Ética Informacional (Escolha, Consentimento, Correção, Explicitação, Coleta e Uso). A segunda etapa foi a exploração do material: iniciou a análise de conteúdo sistematizada com a leitura técnica dos Termos de Usos e o isolamento dos parágrafos que tratam sobre elementos de privacidade e da Ética Informacional. A terceira etapa foi o tratamento dos resultados: identificou-se as ações realizadas pela rede social online com os dados pessoais e discutiu-se como a ausência dos conceitos da Ética Informacional podem criar ambientes potencialmente prejudiciais à privacidade.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - JOÃO ANTONIO DE MORAES
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA