PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE DO SOCORRO FARIAS DA SILVA

DISCENTE: JOICE DO SOCORRO FARIAS DA SILVA
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Google meet

PRODUÇÃO E USO DE E-BOOK COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO APRENDIZADO DE MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Métodos contraceptivos, E-book, Adolescentes, Sexualidade

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A fase da adolescência é marcada pelo despertar da sexualidade com transformações físicas, psíquicas e emocionais, que coloca o adolescente em estágio de vulnerabilidade. As informações sobre a sexualidade são obtidas, na maioria das vezes, de forma incorreta ou por outros adolescentes ou em sites não confiáveis que contribuem para a prática do sexo de forma insegura. Assim, este trabalho tem o objetivo de construir e socializar um E-book na temática métodos contraceptivos com os alunos do ensino médio. A metodologia ocorrerá na elaboração de um produto: um E-book contendo uma situação vivenciada por adolescentes que utilizam as informações sobre a morfofisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino e os métodos contraceptivos na abordagem das ações, vantagens e desvantagens. A aplicação do produto ocorrerá por meio de uma sequência didática em uma turma de 41 alunos do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Instituto Bom Pastor. A sequência didática se dará em sete etapas, da seguinte forma: 1- Levantamento de conhecimento prévio dos alunos. 2- Aula sobre sistema reprodutor feminino e masculino. 3- Aplicação do E-book. 4- Aula dialogada e os alunos irão analisar e confrontar os saberes adquiridos com os seus conhecimentos prévios. 5- Baseado no E-book será elaborado uma cena teatral e a orientação para dramatização. 6 - Apresentação da cena teatral em grupos. 7- A avaliação será realizada a partir da participação na sequencia didática. Desse modo, a partir das etapas de socialização do conhecimento, espera-se estimular o conhecimento de modo correto, despertar o senso de reponsabilidade e a propagação das informações a partir de uma leitura em linguagem acessível aos adolescentes.

Presidente - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1785154 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 1780075 - ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA