PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: JACKSON LUIZ DE LIMA PINHEIRO

DISCENTE: JACKSON LUIZ DE LIMA PINHEIRO
DATA: 19/11/2019
LOCAL: ICB

MODELO DE ENSINO DE FERMENTAÇÃO POR SALA DE AULA INVERTIDA

Ensino; Sala invertida; Biologia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O projeto em questão corresponde ao uso da Metodologia “sala de aula invertida” (flipped classroom) na construção de um MODELO de ENSINO de FERMENTAÇAO, para que sirva como um elemento motivador nas aulas de biologia do ensino médio. Será uma experiência envolvendo a “modelagem” para o ensino de biologia no tópico fermentação, em que constará a aplicabilidade de vídeo aulas e a forma de desenvolver as mesmas. Tal projeto objetiva descrever as condições teóricas e metodológicas necessárias para o desenvolvimento de aulas invertidas e como aplica-las, o locus é o SISTEMA DE ENSINO EQUIPE em Belém do Pará, envolvendo como sujeito da pesquisa os alunos do 1º ano do ensino médio. A metodologia do trabalho envolverá a construção de um modelo de ensino de fermentação, que para tal será necessário o desenvolver de quatro etapas: a produção de três vídeo aulas (fermentação alcoólica, fermentação láctica e fermentação acética), apresentação da Metodologia Ativa (Sala de Aula Invertida) aos discentes envolvidos, disponibilização das vídeos aulas na PLATAFORMA SEELIGA ( www.seeliga.com.br), mediação em sala de aula e aplicações de situações problemas a serem analisadas pelos alunos. A coleta de dados será realizada por fichas de avaliação do desempenho dos alunos e aplicação de questionário em que o sujeito resolve questões relacionadas ao tópico Fermentação.

Presidente - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Externo ao Programa - 584.102.442-68 - NILSON SANTOS TRINDADE - UA
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 19/11/2019 11:06