CONFECÇÃO DE CATÁLOGOS ORGANOGRÁFICOS COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BOTÂNICO NO ENSINO MÉDIO
Botânica. Ensino por investigação. Catálogos Organográficos
Diante dos desafios que persistem no ensino de Botânica no ensino médio, especialmente, na falta de aproximação dos discentes e professores com os conhecimentos sobre vegetais, torna evidente a necessidade de uma abordagem mais contextualizada, atrativa, criativa, problematizadora e voltada para a realidade dos alunos. Além disso, a participação ativa na construção de saberes significativos e que efetivamente contribuam para uma formação mais completa faz-se necessária. O público alvo desse projeto é composto por discentes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, sendo oportunizada vivência dentro de uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem, tornando esses aprendentes, agentes ativos na construção de saberes, valorizando a realidade vivenciada, contribuindo assim, para o desenvolvimento do raciocínio e senso crítico na resolução de problemas. Nesse contexto, a presente pesquisa de abordagem qualitativa, tem a finalidade de colaborar para a melhoria no processo ensino-aprendizagem de botânica, utilizando a metodologia de Ensino por Investigação, na construção participativa de catálogos organográficos (Morfologia externa das plantas) com inserção de imagens utilizando os smartphones, propiciando dessa forma, o envolvimento dos aprendentes, que atuam como protagonistas nessa ação/construção e valorizando os conhecimentos do cotidiano. Para a produção e coleta de dados foi utilizada a técnica de questionários, aula de campo e laboratório, interações em grupos e observação participante, sendo, posteriormente, realizada a análise de conteúdos. Os resultados mostram que os alunos são carentes por aulas mais atraentes e envolventes, evidenciaram aula de campo e práticas em laboratório como as mais eficientes, pois elas promovem ensino contextualizado, constatou-se ainda, valorização das plantas, satisfação nas interações em grupos, promoção de autonomia e construção de conhecimentos botânicos, evidenciados, sobretudo, na confecção dos catálogos, mostrando a importância desse recurso didático como instrumento eficaz na construção de aprendizagem e modifica visão dos alunos sobre os vegetais.