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Banca de DEFESA: ANDERSON HENRIQUE MESQUITA RUIVO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON HENRIQUE MESQUITA RUIVO
DATA: 26/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

SESSÕES TUTORIAS BASEADAS EM PBL PARA TEMAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL: VALIDAÇÃO DE UM MODELO ADAPTADO PARA O ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

PBL – Sessões tutoriais; Aprendizagem Baseada em Problemas; ensino de biologia.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A proposta desta pesquisa constitui-se em utilizar sessões tutoriais com base na Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem - Based Learning), a qual é vista como uma abordagem educacional que, ao contrário do modelo convencional que coloca um problema de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo, utiliza o problema para iniciar e motivar a aprendizagem. Além de promover a eficácia do processo ensino-aprendizagem, facilitando a aquisição dos conhecimentos necessários para a atuação no ensino da Biologia para alunos do ensino médio, esta metodologia pode também contribuir para o desenvolvimento das habilidades e atitudes apontadas como desejáveis para o discente, em sua vida profissional e social. Assim, este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições desta metodologia por meio da aplicação de 4 sessões tutoriais relacionadas ao estudo da sexualidade com ênfase em hormônios sexuais, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos em uma turma do 1º ano do ensino médio da escola estadual Aldebaro Klautau na cidade de Belém. Dessa forma, a disciplina Biologia aborda o assunto à luz do alcance simultâneo de três objetivos instrucionais, a saber: conhecimento, habilidade e atitude, proporcionando desta forma o protagonismo do aluno na sua aprendizagem. Quanto aos resultados verifica-se que os alunos através das sessões tutoriais percebem que o processo educacional é desenvolvido de forma processual, reflexiva, dialógica, diagnóstica e ressaltam a propiciação de feedback como algo motivador e determinante a fim de solucionar as dificuldades encontradas e reforçar as potencialidades mostradas. Pode-se concluir que os resultados apontam a necessidade do uso de metodologias ativas com a finalidade de buscar de forma contínua e reflexiva, pressupostos pedagógicos estabelecidos pelo currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO SÉRGIO SILVA DE CARVALHO
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Presidente - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Notícia cadastrada em: 19/08/2019 09:04
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