PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES

DISCENTE: SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Auditório Paulo Mendes

GUIA DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA: Estudo de validação numa experiência de formação docente continuada, em Belém-PA

Metodologias Ativas; Formação Continuada; Professores de Biologia; Validação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O presente trabalho se pauta em um estudo de validação pedagógica que objetiva evidenciar aspectos teóricos e metodológicos de um Guia de Metodologias Ativas que, segundo a opinião de professores de biologia, qualificam esse produto educacional como uma ferramenta auxiliar no processo de inovação de suas práticas pedagógicas no ensino de biologia. O contexto do estudo é a formação continuada de professores de biologia, o locus é o Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, campus Belém. Os sujeitos da pesquisa são professores de biologia participantes de um minicurso de metodologias ativas ofertado pelo pesquisador com base no referido guia, dos quais serão selecionados os professores com maior frequência de manifestações de interesse e reflexão sobre as metodologias ativas. A metodologia do trabalho será realizada em três etapas: a. Elaboração do Produto Educacional: etapa de estudos, definições e produção dos conteúdos do Guia de Metodologias Ativas; b. Realização de um minicurso de Metodologias Ativas: a ser ofertado pelo pesquisador para professores de biologia que farão debates e simulações sobre as metodologias presentes no guia; c. Coleta de dados: será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, registradas em equipamento de áudio, após o término do referido curso. Os dados serão organizados a partir de eixos teóricos e metodológicos pra onde convergem diferentes pontos de vista dos participantes. Após a organização dos dados, a análise será realizada em torno de tendências dos sujeitos a reiterar aspectos validadores do produto em estudo.

Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA