PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSIANE DA SILVA

DISCENTE: MARIA JOSIANE DA SILVA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MAT-01 (Sala do pavilhão de anatomia, andar térreo ICB)

ENSINO DE BOTÂNICA: UMA ABORDAGEM COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E PELA VIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

Ensino de botânica; Didática para Pedagogia Histórico Crítica; HQs.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

Apesar das plantas serem comuns no cotidiano das pessoas, tanto no uso doméstico como nas paisagens, vários autores falam sobre três problemas a serem superados no ensino de botânica: a negligência, a falta de conexão com a realidade e o método tradicional de ensino-aprendizagem no qual os estudantes são meros agentes passivos. A fim de verificar as possibilidades de superação desses problemas, este projeto visa aplicar as metodologias desenvolvidas dentro da perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, a qual trabalha os conteúdos de modo crítico, pesquisando e envolvendo a realidade do estudante, bem como colocando o protagonismo pela aprendizagem em suas mãos. A aplicação destas metodologias serão estruturadas por meio de roteiros de aula, nos quais parte do conteúdo de botânica será introduzido na forma de Histórias em Quadrinhos. O material produzido será editado na forma de uma revista, que será voltada para professores, os quais aplicarão os roteiros em suas salas de aula. Por fim, os professores e uma parcela dos estudantes serão entrevistados para que se possa verificar quais aspectos da experiência com esses roteiros didáticos favoreceram a superação dos problemas mencionados anteriormente para o ensino-aprendizagem de botânica no ensino médio.

Externo ao Programa - 1834768 - FRANCE FRAIHA MARTINS
Presidente - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA