PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROBERTO DE SOUZA FERREIRA JÚNIOR

DISCENTE: PAULO ROBERTO DE SOUZA FERREIRA JÚNIOR
DATA: 29/08/2018
LOCAL: MAT-05 (Sala do pavilhão de anatomia, andar térreo ICB)

ECODIVERSÃO: JOGO DE TABULEIRO PARA O APRENDIZADO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS

Biomas brasileiros, Conservação, Jogo de Tabuleiro, Ensino- Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

objetivo dessa pesquisa é criar um jogo de tabuleiro contextualizado com as pesquisas científicas mais recentes sobre os biomas brasileiros, com o intuito de verificar se o uso do jogo como complemento ao estudo de ecologia tradicional é motivador e eficaz para o aprendizado dessa matéria junto ao Ensino Médio. O trabalho será realizado com 90 alunos do 2o ano do ensino médio integral da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Temístocles de Araújo. No primeiro momento serão ministradas aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo específico de Ecologia. No segundo momento as turmas serão subdividas em grupos, que receberão um protótipo do jogo de tabuleiro, criado e confeccionado pelo professor, baseando-se na literatura científica, jornais e revistas com conteúdo em ecologia. No terceiro momento a análise de dados consistirá na comparação entre os questionários aplicados antes e depois da introdução da dinâmica do jogo de tabuleiro para diagnosticar se o mesmo despertou o interesse na pesquisa pelos discentes sobre essa temática. Espera-se que o discente reconheça os biomas brasileiros, as principais espécies endêmicas, cosmopolitas e invasoras; a conservação de espécies animais e ecossistemas; além das principais ameaças à biodiversidade; bem como melhorem a interação social e a concentração em sala de aula, pela complementação dos livros-texto adotados nas escolas públicas.

Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo ao Programa - 891.831.852-91 - LEILIANE SOUZA DA SILVA - UFPA