PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCENILDA DE JESUS PEREIRA COSTA

DISCENTE: LUCENILDA DE JESUS PEREIRA COSTA
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

EXPLORANDO A PALMEIRA DO BABAÇU: jogo interativo para o ensino de ecologia

Ensino de Ecologia; Palmeira do Babaçu; Jogo Interativo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Este trabalho trata de um processo de produção didática com pesquisa sobre a temática de Ensino de Ecologia sobre o ecossistema Mata dos Cocais com ênfase na Palmeira do Babaçu que será desenvolvida entre estudantes do nível médio da educação básica. A pergunta central que orienta as ações da pesquisa está configurada nos seguintes termos: quais características favorecem a aprendizagem e que estão presentes em um jogo interativo criado para abordar aspectos de conhecimentos ecológicos sobre a Palmeira do Babaçu? E para responder perguntas foram construídos os seguintes objetivos: investigar as características de um jogo interativo como recurso pedagógico para o ensino ecologia com ênfase na preservação, sustentabilidade e cultura da Palmeira do Babaçu, localizada no município de Pinheiro-MA; criar um jogo interativo no formato de aplicativo com a temática de ecologia para estudantes do ensino médio; descrever as etapas do processo de produção do jogo interativo; Analisar as características do jogo com base nos referenciais no ensino de ecologia; aplicar o jogo para se obter validação do produto educacional. O produto didático a ser desenvolvido será um jogo interativo em formato de aplicativo para dispositivos móveis (Android) e também para navegadores web. Será aplicado na turma da primeira série do ensino médio com 35 estudantes do Centro de Ensino José de Anchieta, localizada no município de Pinheiro-MA. A primeira etapa consiste no levantamento bibliográfico, através livros e artigos relacionados à ecologia, sustentabilidade, preservação ambiental, à Mata dos Cocais e às Palmeiras do Babaçu do município de Pinheiro, a segunda etapa consiste no levantamento de opinião dos estudantes sobre a melhor abordagem para jogos educativos e a criação de um jogo interativo. E finalmente, na terceira etapa faremos a análise das características dos jogos com base nos referenciais do ensino de Ecologia. Os principais recursos utilizados será, computadores, impressora, papel, smartphones e plataformas. Como sugestões de uso indicamos o uso do jogo interativo como uma ferramenta educativa interativa e envolvente na transmissão de conhecimentos sobre o ensino de ecologia.

Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO