PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON DA SILVA BASTOS

DISCENTE: ADILSON DA SILVA BASTOS
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

BOTÂNICA NO PRATO: A ALIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

produção didática, morfologia vegetal, estratégia pedagógica, quiz interativo, sequência metodológica, impercepção botânica.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica

As principais dificuldades na construção do conhecimento de Botânica, assim como das ciências de um modo geral, provêm da falta de aplicação prática do conhecimento, bem como da falta de ferramentas que possibilitem ao aluno despertar interesse no assunto. Este trabalho trata de um processo educacional que envolve a produção didática sobre a temática botânica no prato: como a alimentação (consumo de alguns vegetais) pode ser uma ferramenta para que os alunos consigam relacionar itens de duas refeições com algumas estruturas morfológicas das plantas. O objetivo principal deste pesquisa é promover o aprendizado dos conceitos relacionados às estruturas vegetais. O produto educacional a ser desenvolvido é o jogo de tabuleiro Quiz Interativo, produzido com base nas evidências das dificuldades que os alunos têm de aprender Botânica, por conta dos termos que são complexos e da falta de ferramentas que possibilitem ao aluno despertar interesse no assunto. As etapas de produção didática consistem em: Etapa 01 levantamento das estruturas vegetais consumidas pelos estudantes na alimentação; Etapa 02 organização do conhecimento a partir de analogias; Etapa 03 aplicação do conhecimento, a qual consiste em criar um jogo bastante dinâmico, com a participação dos alunos para posteriormente a essas etapas ser possível fazer a avaliação da dinâmica de ensino e aprendizagem presente no produto em questão.

Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Externo ao Programa - 2251542 - JANAINA GELL DE PONTES VIEIRA
Presidente - 2270621 - ROBERTA MACEDO CERQUEIRA