PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA GUIMARAES DA SILVA

DISCENTE: ANDREA GUIMARAES DA SILVA
DATA: 01/06/2023
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO EM BIOLOGIA CELULAR COMO ESTRATÉGIA PARA UM ENSINO INCLUSIVO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO MÉDIO.

Produto educacional, surdos, sequência didática, biologia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O conteúdo de biologia celular ministrado no ensino médio acontece principalmente de forma teórica, com pouca contextualização e sem o uso de ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem uma maior assimilação pelos alunos. Para o aluno surdo fica visível a dificuldade, pois requer apoio de ferramentas que auxiliem essa comunicação no processo ensino-aprendizado. Nessa perspectiva a introdução de novas metodologias para atender um cenário de diversidades é desafiador e motivador. Desse modo, o objetivo deste trabalho é utilizar um jogo de tabuleiro com conteúdo de biologia celular como ferramenta de aprendizagem e inclusiva para os alunos com e sem necessidades especiais. Como metodologia, o local de estudo será uma turma do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, localizada no município de Ipixuna do Pará-PA, que possui aluno surdo. Haverá a elaboração de um jogo denominado “Jogo Libras-Célula”, composto por 1 tabuleiro em MDF com 58cm de diâmetro com a imagem de uma célula eucariota animal com respectivas organelas, quatro pinos, um dado, vinte fichas de pontuação e trinta e seis cartas com características das estruturas celulares escritas e em libras. Para o bom aproveitamento do produto será adotada uma sequência didática, aplicada da seguinte forma: A) Interação com conteúdo de biologia celular, em três etapas: 1- Visualização de um filme editado “Fábrica de Chocolate” e na sequência a realização de perguntas pertinentes ao filme e realizando analogia a célula eucariota. 2- Brainstorming: como funciona uma fábrica? serão realizadas rodadas de perguntas referentes ao filme visualizado na aula anterior. 3- Aula interativa, na linguagem tradicional e libras, professor-aluno sobre os componentes celulares, características e funções. Posteriormente, haverá apresentação de um vídeo sobre “Organelas Celulares” e perguntas referentes ao observado. B) Organização, montagem e aplicação do Produto Educacional “Jogo Libras-Célula”. C) Pesquisa de Validação através da aplicação de um questionário para avaliar o grau de satisfação. A partir dessa metodologia espera-se promover interrelação dos alunos surdos em sala de aula e melhorar o ensino-aprendizado no conteúdo de biologia celular.

Externo à Instituição - IVANA KERLY DA SILVA VIANA
Presidente - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Interno - 1780075 - ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA