PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: MILENE PIMENTEL TAVARES LIMA

DISCENTE: MILENE PIMENTEL TAVARES LIMA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Google meet

PODCASTS NO ENSINO DE BIOLOGIA: Uma proposta para a aprendizagem significativa de parasitoses intestinais

tecnologias da informação e comunicação, ensino investigativo, parasitologia, saúde ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

As parasitoses intestinais constituem-se um dos principais problemas de saúde pública que acomete grande parte da população global e estão intimamente relacionadas às condições sanitárias e representam um importante problema de saúde pública, dessa forma, o ensino dos parasitos e seus meios de transmissão contribui para a promoção de saúde e prevenção dessas infecções. A escola, local fundamental para a veiculação, mediação e problematização de conceitos, hábitos de vida, valores e atitudes, possui impacto na formação da criança e do adolescente uma vez que essa instituição contribui para o desenvolvimento de atitudes saudáveis. Adequar o material didático às especificações e às necessidades do aluno é uma forma de valorizar as experiências que este traz de sua vida extraescolar, viabilizando uma metodologia que estimule a sua criatividade e que favoreça a formação de memórias em longo prazo, as quais são necessárias para a aprendizagem significativa. A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar não deve ser entendida apenas como mais um instrumento de transmissão do conhecimento, mas sim uma maneira em como esses artefatos tecnológicos serão usados, servindo como eixos estruturantes de uma aprendizagem criativa, crítica, empreendedora, personalizada e compartilhada. Refletir sobre a produção de mídias digitais, por meio da utilização de podcast e da interação do aluno com o computador/smartphone, constitui-se estratégia pedagógica fomentadora da aprendizagem de conhecimentos biológicos e instrumento para ações de educação em saúde promovidas por alunos do ensino médio. O conteúdo didático a ser gravado no podcast será construído por meio de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ensino de parasitoses. A validação do produto foi realizada por profissionais da educação básica. A partir da análise dos dados, concluímos que há a necessidade de criar estratégias educacionais que acompanhem as mudanças na sociedade, principalmente no quesito da tecnologia, e possibilidades para que os estudantes tenham a oportunidade de compreender criticamente o meio em que estão inseridos, além de compreender a importância de possuir conhecimentos básicos científicos necessários.

Presidente - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA