PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: ANA LUIZA FERREIRA CORRÊA DE CARVALHO

DISCENTE: ANA LUIZA FERREIRA CORRÊA DE CARVALHO
DATA: 29/09/2022
LOCAL: ICB

APRENDIZAGEM EM GENÉTICA HUMANA: produção de vídeos de animações para o ensino de anomalias cromossômicas

Genética, Anomalias cromossômicas, estratégia de metodologia ativa, Animação, cultura Maker

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Genética é a ciência da hereditariedade, ramo que estuda os mecanismos de transmissão e variação dos caracteres. Esta ciência mostra-se com grande relevância em diversos aspectos do cotidiano. No entanto, possui uma variedade de conceitos pouco intuitivos e abstratos, fatores estes que dificultam a construção de habilidades e competências relacionadas a este tema. Na perspectiva de minimizar estas dificuldades, o presente trabalho propõe a construção uma estratégia de metodologia ativa para otimizar a aprendizagem sobre as anomalias cromossômicas. Esse preceito vem em consonância com o documento normatizador da educação básica, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências na área da genética, utilizando ferramentas digitais. Nesse contexto, a criação de vídeos de animações a partir da utilização do celular e aplicativos gratuitos pode trazer novas perspectivas ao ensino promovendo significação durante a construção desses conhecimentos. Assim, enfatizar a construção dos conhecimentos teóricos de forma prática, pode instigar a criatividade do aluno e sua expertise em usar recursos disponíveis para a criação de instrumentos teórico-práticos digitais, baseando-se num ambiente cooperativo. Esse raciocínio teórico pode ser denominado de “Cultura Maker” (aprender – fazendo).

Interno - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo ao Programa - 2121512 - MARIA HELENA THOMAZ MAIA
Interno - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO