Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSYCA ANNE DA SILVA BARACHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSYCA ANNE DA SILVA BARACHO
DATA: 03/06/2019
LOCAL: Auditório do ICSA

ENSINO SUPERIOR E PRIMEIRO-DAMISMO: UM ESTUDO COM SECRETÁRIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ESTADO DO PARÁ

Ensino Superior. Política de Assistência Social. Primeiro-Damismo

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O objetivo geral deste projeto de qualificação de Tese de doutorado é Analisar o rebatimento da expansão da modalidade de ensino  EaD na formação universitária das secretárias de Assistência Social no Estado do Pará. Nesse sentido, propõe-se como objetivos específicos examinar a relação entre a formação em Serviço Social nas diferentes modalidades de ensino e a formação universitária das secretárias da referida política no Pará; analisar as concepções e práticas destas gestoras identificadas como primeiras-damas e não primeiras-damas, sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como a identificação da existência de alteração na gestão e na relação com o prefeito/marido a partir da obtenção da escolarização superior. Os dados sobre ensino superior, com destaque para o EaD, articulados com o Primeiro-Damismo, na perspectiva do materialismo histórico dialético, orientador deste projeto de pesquisa, remete à inserção de ambos no contexto das relações sociais, que caracterizam a dinâmica do capitalismo com ênfase na abordagem problematizada pelo chamado “feminismo marxista”, que articula classe social, gênero, raça/etnia, como estruturação das contradições no modo de vida capitalista. O procedimento teórico-metodológico adotado neste projeto orienta-se pelas mediações que definem a universalidade da acumulação do capital em sua totalidade, a particularidade da realidade socioeconômica do Brasil e a singularidade do  EaD com uma formação específica, o Serviço Social ou as assistentes sociais, que atuam majoritariamente na política de Assistência Social. Pretende-se buscar como condução operacional o desenvolvimento de um trabalho de campo que possibilite observar a historicidade das configurações presentes nos campos das Políticas Sociais, evidenciando a educação superior no processo de mercantilização e a política de Assistência Social no contexto da divisão sócio/sexual do trabalho.

Externo ao Programa - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Presidente - 1152642 - MARIA ANTONIA CARDOSO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 1152647 - SANDRA HELENA RIBEIRO CRUZ