Banca de DEFESA: HELOISA HELENA RAMOS CARVALHO

DISCENTE: HELOISA HELENA RAMOS CARVALHO
DATA: 17/10/2017
LOCAL: Sala KP12-PPGSS/ICSA/UFPA

SERVIÇO SOCIAL E CONSERVADORISMO RELIGIOSO: estudo das implicações éticas no agir profissional

Serviço Social. Conservadorismo. Religião. Ética Professional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

A presente dissertação objetivou analisar a influência do conservadorismo religioso na ação profissional do(a) assistente social vinculados à supervisão de estágio supervisionado em Imperatriz (Ma). Para tanto se aprofundou estudos sobre a categoria conservadorismo realizado uma síntese dos possíveis significados dos diferentes conservadorismos na dimensão conceitual, tendo Burke como quadro referencial, para compreendermos o seu significado histórico na sociedade contemporânea, em especial na atualidade brasileira. Também se aprofundou estudos para a compreensão da religião. Os Códigos de ética do Assistente Social também foram trabalhados, desde a configuração inicial da profissão o até o atual momento. Na dimensão metodológica a escolha do método norteador para a investigação foi o dialético materialista marxiano. A abordagem qualitativa de pesquisa foi adotada e a técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos escolhidos foram as supervisoras técnicas dos campos dos estágios vinculadas à diferentes espaços sócio ocupacionais. Os critérios de escolha dos sujeitos foram aleatórios, embora em alguns casos houvesse uma intencionalidade nos sujeitos pesquisados. E a principal conclusão que essa pesquisa propiciou foi a presença da pratica profissional calcada por valores morais, religiosos, e conservadores naturalizados no seu cotidiano. E que estes sujeitos não percebem as inferências do uso da religião, ou mesmo que seus valores morais, na maioria conservadores, terão implicações no seu fazer profissional.

Externo ao Programa - 1967505 - CARLOS JORGE PAIXAO
Interno - 2341581 - MARCEL THEODOOR HAZEU
Presidente - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Notícia cadastrada em: 16/10/2017 10:32