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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA TEODORO DE SOUZA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA TEODORO DE SOUZA NASCIMENTO
DATA: 27/10/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala Multimeios da FAAD/ICSA
TÍTULO:

ACESSO E PERMANÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO POR ESTUDANTES DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Afirmativas; Assistência estudantil; Ribeirinhos; Acesso; Permanência.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS da Universidade Federal do Pará (UFPA), como requisito parcial para obtenção do Título de Doutor em Serviço Social, na linha de pesquisa Serviço Social e Políticas Sociais na Amazônia, tem como objetivo, analisar as condições de acesso e permanência no ensino superior, de estudantes de comunidades ribeirinhas da Amazônia, a partir das experiências vivenciadas na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Universidade Federal do Pará – UFPA. Trata-se de duas Instituições Públicas Federais de ensino superior, localizadas na Região Amazônica, onde pretendo dar representatividade a dois universos, possibilitando o entendimento do objeto da pesquisa em realidades distintas, podendo proporcionar uma análise crítica dos efeitos da desigualdade social e regional inerentes aos Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia, especialmente sobre o acesso e permanência e conclusão com êxito no ensino superior de estudantes de comunidades ribeirinhas da Amazônia, com o seguinte questionamento: Como se dá as condições de acesso e permanência à Educação Superior pelos estudantes de comunidades ribeirinhas da Amazônia? Para dar resposta aos questionamentos propostos e fundamentar a pesquisa, proponho a organização metodológica na análise de três dimensões: i) na dimensão Macroestrutural, onde pretendo realizar uma construção teórica acerca da política de ações afirmativas e Assistência Estudantil, e seu rebatimento no ensino superior face às determinações estruturais dos fatores socioeconômicos, políticos e culturais da sociedade brasileira e da Amazônia; ii) na dimensão meso-institucional, tenho a intenção de sistematizar os processos instituídos e instituintes em duas universidades pesquisadas, localizadas na região Amazônica no que diz respeito à política de ações afirmativas de acesso e permanência face ao denominado “fator amazônico”; e a iii) dimensão microssocial, que por meio da percepção dos estudantes de comunidades ribeirinhas, pretendo identificar as mudanças que as políticas de ações afirmativas de acesso e permanência podem provocar na vida cotidiana destes. Por se tratar de uma pesquisa social qualitativa, onde o objeto do estudo é o “sujeito”, pretende-se, realizar uma pesquisa exploratória, utilizando um método científico norteador, que é materialismo histórico dialético, tendo como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica por meio da Revisão Sistemática da Literatura (RSL); pesquisa documental e; pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semi-estruturadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DEBORA MATE MENDES
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo à Instituição - MARIA DO PERPETUO SOCORRO RODRIGUES CHAVES
Interno - 2171317 - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS
Presidente - 2434396 - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 08:37
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