News

Banca de DEFESA: ISRAEL SEWANOU HOUNSOU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL SEWANOU HOUNSOU
DATA: 28/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/pxz-dpuw-rvy
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO E NÃO INTEGRAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS BENINENSES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)


PALAVRAS-CHAVES:

Integração. Internacionalização. Juventude. Trabalho. Benin.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO:

Este trabalho tem como escopo analisar a integração ou a não integração entre as experiências resultantes do trabalho, vivenciadas por beninenses, e os processos formativos vivenciados na Universidade Federal do Pará. Problema: como se materializa a integração ou a não integração dos beninenses na UFPA, considerando suas experiências resultantes do trabalho nas suas dimensões culturais, sociais, políticas, econômicas, e os processos formativos vivenciadas na academia? Objetivo geral: analisar a integração ou não integração entre as experiências resultantes do trabalho vivenciadas por beninenses e os processos formativos vivenciadas na UFPA. Objetivos específicos: identificar as experiências resultantes do trabalho do beninenses nas dimensões cultural, social, política, econômica, advindas de seus processos formativos no interior da UFPA; desprender os processos formativos vividos por beninenses na UFPA, em suas dimensões acadêmica, cultural, política, social e econômica; compreender as relações entre as experiências resultantes do trabalho dos beninenses e os processos formativos vividas na UFPA, em termo de integração ou não. Questões norteadoras: quais são as experiências resultantes do trabalho do beninenses nas dimensões cultural, social, política, econômica, advindas de seus processos formativos no interior da UFPA?; Quais os processos formativos vividos por beninenses na UFPA, em suas dimensões acadêmica, cultural, política, social e econômica?; Quais as relações entre as experiências resultantes do trabalho dos beninenses e os processos formativos vividas na UFPA, em termos de integração ou não?. Resultados: a integração é um processo contínuo que vem sendo feita pela instituição da universidade, pela Associação dos Estudantes Estrangeiros e pelos estudantes mesmos. É um processo árduo, pois ainda há na sociedade um mal que é o racismo e os preconceitos pelos fatos de ser de outra cor de pele, de falar outras línguas ou de vir de outro país. Dialeticamente há uma integração dos estudantes estrangeiros, no nosso caso dos beninenses, mas ainda tem muita por fazer, pois, nesse processo, os estudantes ainda encontram várias dificuldades que, às vezes, impossibilita a sua continuação no programa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Interno - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SAMUEL ALEXANDRE LOUIS RENIER
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 09:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1