Formação de professores: sentidos e caminhos na E.M.E.F. Nossa Senhora da Graças da Comunidade Pontilhão (Abaetetuba/Pará)
Formação inicial e continuada. Docência. Educação Escolar.
O presente projeto tem interesse em pesquisar sobre a Formação de professores: sentidos e caminhos, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Graças, na localidade do Pontilhão, no município de Abaetetuba/Pará. Entende-se que a formação docente consiste em dois momentos distintos, mas interligados, a formação inicial, ofertada pelas instituições de nível superior, e a formação continuada (ou contínua) que acontece depois da conclusão do curso de formação inicial. As discussões no campo da formação de professores crescem conforme se dão as demandas das políticas sociais. A formação de professores no Brasil, principalmente a formação continuada, intensificaram-se a partir da década de 80, mas somente em 90 a formação continuada passou a ser considerada como estratégia fundamental para o processo de construção para um novo perfil profissional de professor. Sobre essa ótica a formação continuada de professores vem compondo uma trajetória histórica e epistemológica, marcada por diferentes tendências que emergem de diferentes concepções de educação e sociedade presentes na realidade brasileira.