SABERES TRADICIONAIS A PARTIR DO JOGO DE BÚZIOS NO
CANDOMBLÉ
Saberes Tradicionais. Jogo de Búzios. Candomblé.
Esta pesquisa está inserida no âmbito do estudo sobre afro-religiosidade com praticantes e
participantes do Candomblé em Abaetetuba/Pará. Tem como propósito analisar de que modo
acontece a troca de saberes tradicionais a partir do jogo de búzios no Candomblé.
Metodologicamente, foram realizados levantamentos bibliográficos das temáticas educação,
cultura, resistência, oralidade, memória, identidade e saberes tradicionais nas religiões afro-
brasileiras, com suporte teórico em: Little (2001); Cunha (2007); Brandão (2002); Freire
(1987); Libâneo (2004); Lody (2007); Braga (1988); Beniste (2008) e outros. Os dados foram
coletados por meio de entrevistas online com os participantes da pesquisa. O trabalho de campo
buscou amparo nas vivências da comunidade afro-religiosa Igbá Asé Ibin Layé, popularmente
conhecida como Centro de Manifestações Mediúnicas Oshalufã – CEMMO, na qual o
pesquisador é pai de santo. Quanto à estrutura, além da introdução, há mais três capítulos. O
primeiro discorre a respeito do terreiro de Candomblé; o segundo descreve acerca da educação,
cultura e saberes no Candomblé; e, o terceiro desenvolve uma narrativa concernente à educação
a partir do jogo de búzios. Nos resultados deste estudo, observa-se que os sujeitos comungam
da troca de saberes tradicionais fundamentados no ritual do jogo de búzios, que acontece
mediante a relação do jogador (pai de santo) com os praticantes e participantes do Candomblé.