HERMENÊUTICA E FORMAÇÃO (BILDUNG): UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O CONCEITO DE FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA BASEADO NO MODELO CIENTIFICISTA-ILUMINISTA, SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS-GEORG-GADAMER
Educação. Filosofia. Hermenêutica. Formação
Este trabalho traz à luz uma reflexão sobre o conceito de formação (Bildung) humana desenvolvido na Alemanha há cerca de duzentos anos, bem como sobre o conceito de objetividade e de cientificidade modernos. Paralelamente, refaz a crítica desenvolvida por Hans-Georg-Gadamer à subjetividade inerente ao Iluminismo como corrente filosófica; ao mesmo tempo que reflete a educação sob a perspectiva do diálogo como possibilidade de desenvolvimento de uma consciência que submete suas próprias convicções ao crivo de diferentes horizontes compreensivos. Pretende demonstrar que a prática educacional contemporânea, orientada pela ideia de objetividade científica, reduz as possibilidades de formação, uma vez que possui uma orientação que desconsidera a historicidade e os contextos sociais do educando, além de vincular o êxito formativo deste a sua adequação a especializações voltadas para o provimento de capital humano para o mercado capitalista. Traz, outrossim, a perspectiva de formação da hermenêutica filosófica, de uma autoformação voltada para o desenvolvimento da consciência ética no sujeito, adquirida a partir da abertura para o diálogo com outras perspectivas de mundo, que possibilitam uma constante reflexão e auto reavaliação por parte do educando, afastando-o de concepções dogmáticas e doutrinárias. Uma educação voltada para o pluralismo, para a liberdade e para a cidadania. De um critério formativo mais humano, que considera o saber não desconectado do senso ético de justiça e responsabilidade social. Trata-se de uma pesquisa teórica que procura trazer uma contribuição ao debate pedagógico-filosófico contemporâneo.