O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ (2001-2020)
Perfil. Gestores. Paradigmas de gestão
Objetivou-se analisar o perfil dos gestores municipais da educação de alto e médio escalão em Cametá, tendo em vista as possíveis similaridades ou diferenças entre o perfil dos gestores do Partido dos Trabalhadores (2001-2004 e 2013-2016) e o perfil dos gestores do grupo liderado por José Waldoli Filgueira Valente (2005-2008, 2009-2012 e 2017-2020). A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa. Utilizou-se a técnica de questionário fechado, aplicado em uma amostra não aleatória de 53 gestores de ambos os grupos, dentro de um universo de 76 gestores de alto e médio escalão. Além disso, realizou-se a análise documental e entrevista semiestruturada, que foi aplicada com dois gestores, sendo um de cada grupo. O referencial teórico parte da reflexão sobre os principais paradigmas de gestão, a saber, o burocrático, gerencial, democrático e clientelista. Dentre os resultados do estudo verificou-se que existem dois grupos que se alternaram na gestão da educação municipal. O primeiro gira em torno da estrutura do PT, com 43% dos gestores respondentes filiados ao partido, o segundo grupo gira em torno de uma liderança, em que os membros não são vinculados a partido. A quantidade de gestores que atuou em cada grupo é diferente, pois o primeiro grupo, durante seu período de atuação, em apenas duas gestões municipais, contou com um total de 47 gestores, enquanto o segundo grupo, que esteve na prefeitura durante três mandatos, apresentou um número inferior, de 29 gestores. Ambos os grupos são constituídos em sua maioria por mulheres e recrutam a maioria dos gestores de médio escalão dentro do funcionalismo público do setor educacional, com destaque para os funcionários da própria Secretaria Municipal de Educação, pois 56% dos respondentes são concursados e lotados nessa secretaria. Em relação à formação, 68% dos gestores respondentes do questionário tem graduação em pedagogia e 72% tem especialização (pós-graduação lato sensu). O primeiro grupo é, em seu conjunto, mais escolarizado, com 49% de gestores com título de mestrado frente a 17% no segundo grupo. Acrescenta-se a isso, que a Universidade Federal do Pará contribuiu com a formação de 85% do total desses dois grupos de mestres. Acrescenta-se ainda que o Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (Universidade Federal do Pará, Campus Cametá) foi responsável por formar 45% do total de gestores mestres da educação municipal. Na entrevista com os sujeitos, detectou-se que na primeira gestão do PT (2001 a 2004), segundo a percepção do gestor entrevistado, a filosofia do partido foi inserida na educação com uma proposta de gestão democrática, todavia, na segunda gestão do PT (2013-2016), seus projetos alinharam-se na execução dos programas estabelecidos pelo Governo Federal. Além disso, identificou-se que, na visão do gestor entrevistado, o grupo liderado por Waldoli F. Valente, durante o mandato de 2017 a 2020, pautava-se num perfil alinhado nos princípios da gestão democrática em um momento inicial do governo, contudo, em um período intermediário do governo, volta-se a execução dos programas do governo federal e a ênfase pela busca de resultados como prioridade na educação. Ademais, a composição das equipes dos dois grupos era baseada em requisitos como a competência técnica, a formação e a afinidade político-partidária. Destaque-se, por fim, a indicação dos gestores de ambos os grupos, como mecanismo de fortalecimento dos grupos políticos e da base de governo.