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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIELTON BRANDAO SERRAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIELTON BRANDAO SERRAO
DATA: 18/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - Plataforma Virtual
TÍTULO:

TECITURAS A UMA PEDAGOGIA DA SIGNIFICAÇÃO: Intercambiamentos Teóricos e Empíricos


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem; Alfabetização; Pedagogia da significação.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Esse trabalho tem como tema de pesquisa tecituras a uma pedagogia da significação: intercambiamentos teóricos e empíricos. O presente estudo busca investigar as práticas de alfabetização utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir disso objetiva-se evidenciar os caminhos que leve a uma pedagogia da significação alfabetizadora através do intercambio de estudos teóricos e análises de pesquisas empíricas. Para isso utilizou-se como suporte teórico a abordagem histórico cultural desenvolvida por Vygotsky e colaboradores, e o método de alfabetização freireano. E através destas aborda-se a significação, a interação social, os signos, a relevância do conhecimento empírico constituído socialmente etc. Corroborando com a produção deste pesquisa foram utilizados os seguintes autores: Bagno (2001), Braggio (1992), Brandão (1981), Bakhtin (2006), Freire (1967; 1996, 1979), Neves (1997), Pino, (2005), Saussure (2012), Vygotsky (1991; 2001). Dito isso, o tema desta pesquisa é decorrente de reflexões iniciadas ainda no período da graduação, subsidiado por análises teóricas e atividades práticas. Para atender as orientações metodológicas da pesquisa recorreu-se à metodologia de análise bibliográfica de material empírico, sendo que para isso foram selecionadas 2 (duas) monografias e 1 (uma) dissertação totalizando três pesquisas, com vistas a aprofundar as análises e discursões até a defesa. Portanto, tomou-se Vygotsky e Freire como autores centrais na pesquisa, a fim de discutir o processo de alfabetização, pois na perspectiva vygotskiana “nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”, e tangenciando o processo de ensino-aprendizagem é inerente o contato com o outro, nesse sentido Ele destaca ainda que o mediador entre o indivíduo e o outro é a significação. Além disso, poucas vezes, em toda a história da educação, um método de alfabetização se mostrou tão eficaz como o freireano, por isso a necessidade e relevância de articular esses dois teóricos em prol de uma alfabetização humanizadora, libertária, significativa, dialógica, cultural, onde cada indivíduo seja percebido como agente histórico. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2341990 - JORGE DOMINGUES LOPES
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo ao Programa - 1152892 - SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 17:37
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