ARTE PERFORMANCE E VARIAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA BÁSICA.
Escola básica. Arte performance. Gênero. Variações.
A pesquisa de dissertação aborda as relações de gênero e sexualidade na perspectiva da arte performance de gênero experimentada pelo grupo GEACOM - Grupo Experimental Arte-Cultural, formado por alunas(os) e ex-alunas(os) da escola de Ensino Médio professora Osvaldina Muniz. Busca com arte performance percorrer as fronteiras do corpo com visibilidade às variações e aos problemas de gênero mostrando como as insurgências do corpo e os atos performativos de gênero questionam a naturalização do gênero e lógica binária cisheternormativa instalada nos corpos “educados” dos sujeitos que habitam o ambiente escolar. Em suas nuances metodológicas a investigação busca construir um plano cartográfico das experiências e performatividades de gênero produzidas e experimentadas com Grupo, através de intervenções no espaço da escola e outros espaços, uma pesquisa intervenção que envolve acompanhando, planejamento, ensaio e criação, além da descrição cartográfica de seus efeitos performativos. A linguagem híbrida da arte performance é o elemento potencializador para cartografar o espaço escolar e as experimentações do GEACOM como lugar de contestação, transgressão, aglutinação e resistência, oportunizando visibilidade às artes dos corpos da diferença em conexão com os enfrentamentos vivenciados na própria vida, de modo que nas relações clandestinas tecidas em suas vivências cotidianas reverberem atitudes que possam desestabilizar e resistir aos padrões heterossexuais na escola. A construção teórico-conceitual do estudo dialoga com BUTLER (2003); COHEN (2002); DELEUZE E GUATARRI (1997); FOUCAULT (2013); LOURO (2013;2014;2020); PEREIRA (2013); ZUMTHOR (2016) articulados com o campo da educação, tendo em vista construir novas perspectivas de estudos de gênero na escola básica, por entende-la como lugar das diferenças, lugar subversivo, portanto, local potencializador para discutir os problemas de gênero que são vivenciados e apresentados pelas performatividades cotidianas dos sujeitos-corpos da diferença e, que se manifestam na pesquisa pelos atos performáticos produzidos pelos participantes do Grupo. Na companhia do pensamento da diferença de Deleuze e Guatarri (1995), Passos, Kastrup e Tedesco (2014;2015); a pesquisa busca desenhar um plano cartográfico das experiências e performatividades de gênero e sexualidade produzidas e experimentadas pelo corpo-político-performático dos participantes do grupo (GEACOM) em meio aos encontros coletivos, seus acompanhamentos, ensaios, montagens e intervenções, pautados na emergência de se (re)parar e (re)pensar às questões de gênero e seus reflexos preconceituosos, classificatórios e reprodutor de desigualdades na escola básica.