News

Banca de DEFESA: PEDRO VALMIR GUIMARAES SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO VALMIR GUIMARAES SOUZA
DATA: 29/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: UFPA Cametá Prédio Orlando Cassique - Plataforma Virtual
TÍTULO:

GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: MIGRAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIAL DOS TRABALHADORES NORDESTINOS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia Tocantina; população; migração; processo migratório; grandes projetos; desenvolvimento regional; educação; trabalho; capital.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

A pesquisa a ser apresentado tem como proposta analisar a migração na Amazônia Tocantina, cuja motivação por uma grande obra do governo federal em prol do capital internacional no município de Tucuruí. A partir dos crescentes fluxos migratórios em direção à Amazônia na década de 70. Nosso recorte espacial foi escolhido em função da presença de um grande empreendimento na cidade, a Usina Hidrelétrica, visto que esta atraiu no período de construção da obra (1975-1985) cerca de 110 mil habitantes, mais do triplo de sua população em 1970. Entendemos que o estímulo a esse fluxo populacional em direção a essa cidade tem como finalidade principal à inserção da Amazônia na nova estrutura de trabalho que esta sendo montada pela lógica capitalista, estrutura essa que levou a transformações na configuração sócio espacial do município, fato que demonstra a relevância do Processo Migratório na cidade de Tucuruí, visto que a mobilidade ocorrida nesse espaço foi não só uma mobilidade controlada, mas também direcionada.

A construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e todos os processos a ela ligados ocasionaram, dentre seus principais rebatimentos o reordenamento espacial da área em estudo, bem como uma nova forma de ocupação e utilização do território. No entanto, o crescimento populacional que a cidade presenciou induziu a reprodução de núcleos urbanos periféricos ao seu redor provocando uma pressão sobre os recursos e serviços públicos da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 24/12/2020 10:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2