Prática Docente: Narrativas de professores da comunidade remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/Pará)
Memória; Identidade; Formação Docente; Narrativas Orais.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as trajetórias de vida e a formação de professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Comunidade de Piratuba, contribuem para a prática docente em sala de aula e para a construção da identidade profissional. Nesse prisma, os sujeitos de pesquisa são os professores da referida escola. Quanto aos objetivos específicos, são: a) perceber qual a relevância da formação dos professores da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade remanescente de quilombos; b) compreender a constituição de memória/identidade sobre a formação dos professores; c) verificar e vivenciar, a partir das vozes dos professores, como suas trajetórias de vida contribuem para a construção de sua prática na sala de aula. Metodologicamente, elegemos a história oral, partindo de uma abordagem qualitativa. Teoricamente, a pesquisa está embasada nos seguintes aportes teóricos: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi e Lakatos (2011). Para Reis (2008), as histórias de vida, como as dos professores quilombolas, geralmente narram acerca do desenvolvimento de uma ação desencadeada por uma situação de conflito real ou imaginária. Constatamos, portanto, que a identidade profissional não é uma identidade estável, inerente ou fixa, mas resulta de um complexo e dinâmico equilíbrio, em que a própria imagem como profissional constitui-se a partir das tensões, lutas e dos movimentos de abertura e resistências que caracterizam a representação de professores.