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Banca de DEFESA: MARCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA
DATA: 04/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOVINA MACHADO DOS SANTOS, CAMETÁ-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Diversidade Cultural. Prática Docente


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO:

O estudo intitulado: Educação e Diversidade Cultural: um estudo a partir da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da UFPA-Cametá, relacionado a Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Linguagem, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e desafios do processo educativo e sua relação com da diversidade cultural, visando investigar como se apresentam os aspectos da diversidade cultural no contexto escolar no que concerne a prática docente e entender e explicitar os rumos que a prática docente apresenta quando se considera a diversidade cultural presente na sala de aula. Metodologicamente este trabalho valeu-se da análise bibliográfica, assim como de uma pesquisa de campo através de registros por meio de observação e entrevistas, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa, que por sua vez permitiu uma convivência mais próxima entre a pesquisadora e sujeitos da pesquisa (diretor, coordenador pedagógico, professores e alunos). Tem como apoio teórico os estudos de LARAIA (2006) com reflexões sobre o conceito de Cultura; COELHO & COELHO (2008) e PAPIS & MARTINS (2014) discutindo sobre diversidade cultural e educação; CANDAU (1988), FELDMANN (2009) e FREIRE (1996) contribuindo com a reflexão sobre prática docente, além de outros notadamente importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Cuja temática se entrelaça no cotidiano escolar e configura a realidade educativa dos principais sujeitos de uma sala de aula. Preliminarmente pode-se apontar que apesar das constantes discussões sobre a educação e diversidade cultural no que concerne o respeito e valorização, dados da pesquisa constatam que a professora mesmo com tantos desafios busca realizar uma prática docente que envolva, valorize e desperte o respeito entre os alunos baseado na diversidade que eles representam. Além do mais há um grande trabalho voltado para minimizar as atitudes que expressam preconceito e discriminação de religião, etnia e outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 159.587.918-85 - ANDREA SILVA DOMINGUES - PUC - SP
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/08/2020 12:00
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