A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO: O PAPEL DO PROFESSOR FACILITADOR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ensino Centrado no Aluno; Professor Facilitador; Atitudes Facilitadoras; Aprendizagem Significativa
O presente trabalho visa estudar as contribuições do autor norte americano Carl Ransom Rogers, criador de uma abordagem psicológica centrada na pessoa. O foco da pesquisa será investigar a aplicação dessas ideias à educação, focando no ensino centrado no aluno através de atitudes facilitadoras do professor, visando uma aprendizagem significativa. Destaca-se alguns conceitos utilizados por Rogers na psicoterapia e que tem implicações na educação. Pretende-se evidenciar a importante contribuição do referido autor para a educação através de suas experiências em psicoterapia e também da sala de aula. Para o embasamento teórico temos como autor principal Carl Rogers (1977, 1986, 1972, 1978), contribuições de Rosenberg (1977), Kinget (1977) e também comentadores da sua obra como: Tambara (1999), Nogueira (2015), Belém (2000), Zimring (2010), além alguns de artigos. A pesquisa é de cunho qualitativo, realizada através da pesquisa de campo que terá seu lócus em uma turma do 7º ano na E.M.E.F. Dinorá Gonçalves Tavares localizada na cidade de Cametá/Pará, através de uma observação não-participante no período de um mês com aplicação de questionários com os alunos e entrevista com os professores abordando o que os sujeitos da pesquisa entendem por aprendizagem significativa, se tal aprendizagem ocorre e se o ensino atual permite que os alunos tenham de fato uma aprendizagem significativa. Foi possível constatar através de análises iniciais tanto na entrevista dos professores como nos questionários dos alunos que a aprendizagem significativa ocorre no espaço escolar ainda que em raros momentos, e o que prevalece ainda é o modelo tradicional de ensino, onde o professor copiando no quadro o conteúdo e os alunos escrevem no caderno. Dessa forma, buscamos com esse trabalho contribuir para que a aprendizagem significativa se torne cada vez mais presente no espaço escolar, que possamos sair do discurso e fazer da aprendizagem significativa algo cotidiano nas escolas e na vida dos alunos.