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Banca de QUALIFICAÇÃO: VERUSA ALMEIDA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERUSA ALMEIDA DA SILVA
DATA: 19/11/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PPGEDUC-UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTÍNS/CAMETÁ
TÍTULO:

CRIANÇAS E JOVENS INDÍGENAS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA CIDADE DE ALTAMIRA – PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação, indígenas, Interculturalidade, Altamira.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Este trabalho pretende compreender e discutir acerca da percepção sobre a escola, as experiências de encontro e desencontro com os marcadores sociais de identidade e seus significados pelos conteúdos ensinados a partir da Lei 11.645/08 que preconiza o ensino sobre os povos indígenas. Dessa forma, a pesquisa pergunta: o que as crianças e jovens indígenas percebem sobre a escola? Os conteúdos ensinados na escola contribuem para contestar o processo de discriminação racial? Será que a escola onde estudam as crianças e jovens indígenas desenvolvem projeto interculturais de educação que valorize a diferença étnica e racial de seus alunos? O que os alunos indígenas indicam como positivo e negativo na escola onde estudam? Como os professores estabelecem relações com as crianças e jovens indígenas?  Pretendemos desenvolver uma pesquisa quanti/qualitativa que seja capaz de mapear a quantidade de crianças e jovens indígenas que residem na área urbana do município  matriculados na rede municipal de Altamira e por vez, refletir acerca dos intensos, múltiplos e infindáveis eventos psicológicos e sociais que se entrelaçam nas fronteiras do cotidiano escolar, e que se consolida em um conjunto de experiências. Compreender as discussões a respeito das relações de fronteiras são fundamentais para o entendimento dos processos culturais que envolve a vida dos indígenas que residem no espaço urbano. Para uma compreensão assertiva, este trabalho fará uma breve abordagem acerca de Interculturalidade, Identidade, Cultura e Diversidade no espaço escolar, racismo, racialismo, alteridade, linguagem, teorizações culturais e educação dos povos indígenas e o direito a diferença.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Externo ao Programa - 2541304 - FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE
Externo à Instituição - BELENI SALETE GRANDO
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 11:32
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