News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA
DATA: 06/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: sala de defesas PPGEDUC-CUNTINS
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE NA E.M.E.I.F. PROFª JOVINA MACHADO DOS SANTOS, CAMETÁ-PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva. Diversidade. Prática pedagógica.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa em desenvolvimento, apresenta como tema: Educação Inclusiva: um estudo a partir da prática docente no contexto da diversidade na E.M.E.I.F. Profª Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará. A mesma faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da UFPA-Cametá, relacionado a Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Linguagem, tendo como objetivo primeiramente investigar os desafios da educação inclusiva no contexto da diversidade considerando a prática docente, visando identificar os desafios que a escola enfrenta diante da Política da Educação Inclusiva, no intuito de analisar as perspectivas pedagógicas que o contexto da educação e diversidade oferece. Da mesma forma, se vislumbra analisar a prática docente de alguns professores da E.M.E.I.F. Jovina Machado dos Santos, olhando para os aspectos da inclusão. Neste sentido, o presente estudo busca entender e explicitar os rumos que a prática docente apresenta quando se considera a diversidade presente na sala de aula. Metodologicamente este trabalho valeu-se das análises documental e bibliográfica, assim como de uma pesquisa de campo através de registros por meio de observação e entrevistas, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa, que por sua vez permitiu uma convivência mais próxima entre a pesquisadora e sujeitos da pesquisa (professores, alunos e direção da escola em estudo). Tendo como apoio teórico os estudos de MANTOAN (2003 e 2006) na perspectiva da inclusão; COELHO & COELHO (2008) e PAPIS & MARTINS (2014) discutindo sobre diversidade e educação; CANDAU (1988), FELDMANN (2009) e FREIRE (1996) contribuindo com a reflexão sobre prática docente, além de outros notadamente importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Cuja temática se entrelaça no cotidiano escolar e configuram a realidade educativa dos principais sujeitos de uma sala de aula. Preliminarmente pode-se apontar que apesar das constantes discussões sobre a educação inclusiva, dados da pesquisa constatam que a escola recebe todos os alunos, porém quando o olhar se volta para sala de aula é observado que ainda há práticas docentes consideradas excludentes na medida em que o professor deixa de envolver todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 18:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1