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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES
DATA: 14/11/2018
HORA: 10:00
LOCAL: sala 001 - campus cameta - predio orlando cassique
TÍTULO:

A CONCEPÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: A IMPLANTAÇÃO DO SENAI, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ (1975-1985)


PALAVRAS-CHAVES:

SENAI; Política Educacional; Regime Militar.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar a implementação do SENAI no município de Cametá, buscando compreender as razões de sua implantação, as concepções pedagógicas, os interesses políticos, econômicos e sociais envolvidos e suas relações com o mercado de trabalho. A metodologia desta investigação terá por base os pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo descritivo-analítica, sendo que as etapas da observação, ainda em execução, são: pesquisa bibliográfica, levantamento e análise documental, pesquisa de campo e entrevista. Pretende-se, também, por meio da História Oral, compreender a implantação do SENAI Cametá e suas implicações, por meio da memória dos nossos entrevistados, que servirá de base para a compreensão dos acontecimentos. Outrossim esta abordagem permitirá a problematização do objeto de pesquisa a partir de uma análise crítica sobre a forma como a concepção da política educacional estava relacionada à implantação do SENAI Cametá, a partir de um olhar orientado pelo aporte teórico da pesquisa. Trabalha-se com o conceito de Política Educacional, que serve de base para a compreensão dos fenômenos a serem investigados. Estes conceitos terão como aporte teórico discussões de autores que consideramos importantes para a compreensão do objeto: Araújo (2007), Batista (2003, 2015), Cunha (2005a), Cunha (2005b), Cunha (2005c), Frigotto (1989, 2010a, 2010b), Germano (1994, 2011), Müller (2009a, 2009b), Manfredi (2002, 2016), Mészaros (2008), 2 Schultz (1973), Petit (2003), Prins (1992) & Thompson (1992). A Pesquisa está em andamento, e tem se evidenciado, interesses políticos relacionados com a implantação do Centro Integrado de Formação Profissional de Cametá (CIEP), por intermédio da figura do ex-deputado federal Gerson dos Santos Peres, sendo que o mesmo foi o principal responsável pela vinda da instituição de ensino para a cidade de Cametá, que culminou na inauguração do SENAI Cametá, no dia: 28/10/1982, com a vinda do Presidente da República: João Baptista de Oliveira Figueiredo. É interessante reconhecer que, antes da fundação do SENAI Cametá, foi instalado provisoriamente em 1976, o Centro Móvel do SENAI DR-PA (CEMOVEL). Esta escola tinha formato de Circo e foi montada na Praça da Justiça, em frente à Escola Estadual Governador Alacid Nunes (GEAN), com os seguintes cursos: Curso de Eletricidade Básica, Mecânica Geral, Carpintaria, Mecânica de Automóvel, Construção Civil e o Curso de Operador de Trator Agrícola. Como hipótese de pesquisa, acredita-se que a implantação do SENAI/Cametá esteve atrelada a preocupação com mercado produtivo. Talvez se acreditasse que o município de Cametá viesse a se tornar um polo industrial, contudo tal instituição hodiernamente forma para o setor terciário e de serviços, e não está integrado, a uma grande malha industrial, pois a região não tem estrutura para a indústria. Além, pondera-se que a educação profissional foi pensada nos ideais políticos como uma das estratégicas para o desenvolvimento industrial no Brasil, porém, sua expansão para as demais regiões são resultados do crescimento econômico e das necessidades de formar mão de obra para atender a lógica produtiva do sistema capitalista


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Externo ao Programa - 1834777 - CARLOS LEANDRO DA SILVA ESTEVE
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - ERALDO LEME BATISTA
Notícia cadastrada em: 06/11/2018 10:15
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