TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: implicações do uso de dispositivos móveis nas escolas de ensino médio no Município de Cametá/PA
Educação. Tecnologias digitais móveis. Mediações.
A pesquisa, em andamento, analisa as implicações decorrentes do uso de dispositivos móveis nas escolas públicas de ensino médio no Município de Cametá/PA e as possíveis mediações decorrentes desse uso. Objetiva-se identificar e analisar as mudanças ocorridas nas relações/espaços/tempos, a partir da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto das escolas pesquisadas que indique seus limites e possibilidades, considerando os principais condicionantes que limitam sua apropriação no espaço escolar. Para a análise das tecnologias digitais móveis no contexto da sociedade capitalista e as contradições advindas desse processo é adotado o referencial teórico marxista tomando por base Marx, Vieira Pinto, Mészáros e outros autores que discutem na mesma perspectiva. As particularidades da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto das escolas públicas de ensino médio no Município de Cametá/PA são apresentadas e analisadas por meio de instrumentos de coleta de dados utilizando-se de entrevista semiestruturada com professores e a aplicação de questionários com alunos, além disso, da observação in lócus. A priori, é possível identificar a presença das tecnologias digitais móveis nos espaços educacionais, através do uso pessoal dos alunos, professores e gestores, apesar da existência de dispositivos legais que limitam seu uso. Observa-se, portanto, uma abertura das escolas para sua utilização, contudo, ainda não é possível afirmar que estabelecem novas formas de comunicação e criam novos espaços de aprendizagem. Ressalta-se a importância de serem estabelecidas mediações no sentido que possam contribuir com o processo educativo, todavia, não se pode perder de vista a dimensão da análise crítica das tecnologias nos espaços educacionais, uma vez que as tecnologias chegam através de uma relação mercantil.